Everest Insurance chega a Espanha

  • ECO Seguros
  • 31 Janeiro 2023

A Everest Insurance, a divisão de seguros da resseguradora especializada Everest Re Group, expandiu-se para o mercado espanhol e estará sob a liderança de José Ramón Morales.

A Everest Insurance, a unidade de seguros primários da resseguradora e seguradora especializada Everest Re, sediada nas Bermudas, quer crescer na Europa e anunciou agora a abertura de uma sucursal em Espanha. A companhia já apostou nos mercados da Alemanha, França, América Latina e da Ásia-Pacífico.

Jose Ramón Morales, líder da nova Everest espanhola, tem sido responsável, na Axa, pela cobertura comercial, responsabilidade civil e profissional e plataforma de ciberataques. Estes são precisamente nichos em que a Everest se pretende focar.

José Ramón Morales, ainda gerente nacional da Axa XL na Península Ibérica, liderará o desafio após a sua partida efetiva do Grupo Axa, a 7 de maio. O profissional será responsável pela Everest Insurance, que pretende funcionar a partir de Madrid, uma vez obtidas as autorizações correspondentes. Dependerá da entidade com a qual já opera na Irlanda.

A maior parte do negócio da companhia é no resseguro não-vida, que contribui com cerca de 69% dos prémios brutos emitidos. Recentemente, esta está focada no seguro direto, ramo que já representa mais de 30% dos rendimentos, e secção que a seguradora multinacional quer desenvolver em Espanha.

Morales tem sido responsável, na Axa, pela cobertura comercial, responsabilidade civil e profissional e plataforma de ciberataques. Estes são precisamente nichos em que a Everest se pretende focar.

A partir do escritório de Paris, a seguradora oferece cobertura, em França, para habitação, acidentes, energia, construção, responsabilidade profissional, ciber-ataques, saúde e linhas financeiras. A sucursal de Dusseldorf oferece seguros para bens comerciais, acidentes e empréstimos comerciais.

A chegada da Everest a Espanha ocorre numa altura em que o setor segurador espanhol atravessa um período complexo, devido ao aumento dos custos decorrentes do aumento da inflação. Alguns grupos estrangeiros decidiram vender parte ou a totalidade dos seus negócios, outros estão a apostar no crescimento através de aquisições e várias empresas espanholas estão a fazer aquisições para aumentar a sua dimensão.

As últimas grandes transações, nos meses recentes, foram a aquisição pela Mutua Madrileña da filial de seguros do El Corte Inglés, que a ajudou a aumentar a sua quota de mercado e a perseguir a liderança do setor, comandada pela VidaCaixa e Mapfre, e o acordo preliminar alcançado pela Axa para assumir o negócio do Crédit Mutuel.

Apesar do ambiente complexo, o setor seguro tem solvência e força. Mas nem todas as entidades conseguem ser rentáveis. De acordo com os últimos dados disponíveis, em 2021, 10% das empresas sofreram perdas.

A indústria dos seguros é uma das mais fragmentadas de Espanha e a partir de agora terá um novo membro com a chegada da Everest. Cerca de 200 empresas operam, apesar das tentativas do regulador de provocar um processo de fusão significativo.

A Everest está cotada na bolsa de valores dos EUA e tem uma capitalização bolsista de mais de 12 mil milhões de euros. No terceiro trimestre de 2022, o grupo registou uma perda líquida de 305 milhões de dólares como resultado das provisões para catástrofes naturais e da excessiva volatilidade dos mercados financeiros devido à crise resultante da invasão russa da Ucrânia.

A seguradora é um conhecido fornecedor de resseguros e seguros, sediado nas Bermudas, que opera há quase 50 anos através de filiais nos Estados Unidos, Europa, Ásia e noutras geografias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Everest Insurance chega a Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião