Startup da Porto Editora vai dar cursos online “fora da escola”

Academia Virtual da editora nortenha investe na diversificação de conteúdos digitais para ir além da área educativa. Arranca com formação em literacia financeira e o “poder da voz” nos empresários.

Três anos depois de ter lançado a Academia Virtual para dar formação à distância aos professores e à restante comunidade escolar, incluindo alunos e encarregados de educação, a Porto Editora prepara-se para reforçar o investimento em conteúdos digitais relacionados com outros temas para captar novos clientes. Uma das primeiras ações calendarizadas, no âmbito desta estratégia, é na área da literacia financeira.

Foi a 1 de fevereiro de 2020, ainda a Covid-19 estava quase confinada à China e a pandemia não era cenário em cima da mesa, que arrancou com este projeto. O objetivo da Porto Editora era, além do formato presencial, conseguir dar formação online em e-learning aos professores com que trabalha há mais tempo e conhece melhor.

Tirando partido dos recursos audiovisuais da Escola Virtual — já levava uma década e meia no terreno –, acrescentou logo outros cursos na área educativa para o restante público escolar. “Mas desde a primeira hora houve a intenção de alargar a outros públicos porque também somos uma empresa que edita livros de muitíssimas temáticas” refere Marisa Afonso, coordenadora pedagógica da Academia Virtual.

Após a estreia nestes novos formatos com “O Poder da Voz”, dirigido a empresários e empreendedores que pretendam ter “uma voz mais eficaz na sua vida pessoal e profissional”, a Porto Editora surge agora com uma formação em literacia financeira, da autoria de João Barroso, com ferramentas para a gestão do orçamento familiar e finanças pessoais.

Em formato de autoaprendizagem, disponibiliza vídeos, materiais de apoio para aplicar os conhecimentos e questionários de avaliação. Custa 59 euros e fica disponível durante um ano.

Marisa Afonso salvaguarda que a empresa nortenha pensou neste tema “antes de se prever a crise que aí vinha”. “Por acaso ficou pronto mesmo numa altura em que estes conhecimentos são muito necessários. Esta é uma formação com alguma responsabilidade social também, pois sabemos que a gestão do orçamento familiar é cada vez mais importante para as famílias”, acrescenta a responsável também pela coordenação da formação de professores da Escola Virtual.

Esta plataforma de formação online focada no desenvolvimento de competências ao longo da vida conta já com um total de 26 propostas formativas para professores, alunos, pais e público em geral, entre as quais formação acreditada para docentes, workshops e cursos de autoaprendizagem. Em carteira estão já outros dois cursos fora do âmbito escolar, de edição de vídeo e de primeiros socorros pediátricos.

Mais do que uma nova fonte de receitas para a Porto Editora, Marisa Afonso contrapõe que a Academia Virtual, que apresenta como “a startup” do grupo liderado por Vasco Teixeira, “é ainda uma enorme fonte de investimento”. “A própria Escola Virtual, da qual fiz parte na sua génese, quando nasceu também foi uma enorme fonte de investimento que 18 anos depois começa a contribuir”, sublinha a gestora.

Sede da Porto Editora

Em paralelo com esta oferta formativa, agora mais diversificada, a Academia Virtual disponibiliza algumas ações a título gratuito na área da inclusão e da diversidade no meio escolar. Foi o caso do webinar “Não deixar ninguém para trás”, elaborado em parceria com o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), que teve um total de 5.000 inscritos.

A próxima iniciativa gratuita, que ainda tem inscrições em aberto, é a masterclass “Sim à diferença”, em parceria com a Polícia de Segurança Pública PSP). Tem transmissão agendada para dia 1 de março às 17h e, descreve a Porto Editora, nela serão abordados “tópicos úteis para a formação dos jovens enquanto cidadãos responsáveis e promotores de uma sociedade mais justa, tolerante, igualitária, dialogante, inclusiva e plural”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startup da Porto Editora vai dar cursos online “fora da escola”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião