Guerra “derrota” inflação na votação da Palavra do Ano de 2022

Guerra (53%), inflação (18,8%) e urgências (6,6%) foram os vocábulos mais votados na iniciativa anual realizada pela Porto Editora. De “vacina” a “esmiuçar”, recorde os últimos vencedores.

Com 53% dos votos, o maior valor percentual de sempre no concurso realizado há 13 anos pela Porto Editora, “guerra” foi considerada pelos portugueses como a Palavra do Ano em Portugal, sucedendo a “vacina”, que tinha sido o vocábulo mais votado no ano passado no âmbito desta iniciativa.

A seguir à palavra vencedora – a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial –, as mais votadas foram “inflação” (18,8%) e “urgências” (6,6%), que remetem para o atual contexto económico e para os problemas nos serviços de saúde, respetivamente.

Os resultados da votação realizada em dezembro, que “espelha os principais acontecimentos e preocupações coletivas que marcaram 2022”, foram anunciados esta quinta-feira no Espaço Professor, na sede da Porto Editora, na cidade Invicta. A lista de finalistas, onde estavam outras palavras do léxico económico, como juros, resultou de mais de sete mil sugestões recebidas no site da iniciativa e das pesquisas feitas ao longo do ano na Infopedia.

Antes da escolha de “vacina”, naquele que foi o ano da vacinação em massa contra a Covid-19, estas foram as restantes eleitas pelos portugueses como Palavra do Ano: “saudade” (2020), “violência doméstica (2019), “enfermeiro” (2018), “incêndios” (2017), “geringonça” (2016), “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

Recorde a lista de candidatas em 2022 e a contextualização da Porto Editora para as dez nomeadas:

  • Abusos: a Igreja Católica constituiu uma comissão independente para investigar casos de abusos sexuais nas suas instituições, tendo já recebido mais de 400 denúncias.
  • Ciberataque: os ciberataques alcançaram este ano uma dimensão sem precedentes e afetaram gravemente diversos organismos e empresas.
  • Energia: a crise energética causada pela escassez e pela dificuldade de acesso a fontes de energia tem tido um grande impacto na vida das famílias e das empresas.
  • Guerra: a invasão da Ucrânia pela Rússia deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
  • Inflação: a taxa de inflação superou largamente a dos anos anteriores, atingindo o valor mais elevado desde 1992.
  • Juros: o aumento das taxas de juro está a fazer subir o valor das prestações dos empréstimos bancários, criando dificuldades às famílias e às empresas.
  • Nuclear: o risco de um desastre nuclear tem estado na ordem do dia ao longo de 2022.
  • Rainha: com a morte da rainha Isabel II terminou um dos mais longos reinados da história.
  • Seca: em 2022 o país enfrentou uma das piores secas dos últimos 100 anos.
  • Urgências: foram recorrentes os casos de urgências encerradas em hospitais de todo o país, em especial nos serviços de obstetrícia e pediatria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra “derrota” inflação na votação da Palavra do Ano de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião