Morreu a rainha Isabel II do Reino Unido. Tinha 96 anos

Saúde de Isabel II agravou-se esta semana e estava sob supervisão médica no Castelo de Balmoral, na Escócia. Morreu aos 96, após ter reinado por 70 anos.

A rainha Isabel II do Reino Unido morreu esta quinta-feira no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde se encontrava em repouso e sob supervisão médica desde a passada quarta-feira. O Palácio de Buckingham, em comunicado oficial, informa que a rainha Isabel II morreu pacificamente esta tarde de quinta-feira, 8 de setembro. O comunicado avança ainda que o rei e a rainha consorte irão permanecer em Balmoral esta noite e regressar a Londres na sexta-feira.

“A morte da minha querida mãe, sua majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, escreveu Carlos, no primeiro comunicado como rei. “Sei que a morte dela vai ser sentida por todo o país, reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas em todo o mundo. Durante este período de luto e mudança, a minha família e eu seremos confortados e suportados por saber do respeito e profunda afeição pela rainha”, acrescentou.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor tinha 96 anos e passou o verão no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde havia sido aconselhada a repousar na quarta-feira, após cancelar uma reunião com o seu Conselho Privado. No entanto, esta quinta-feira, o Palácio de Buckingham admitiu que a equipa médica se encontrava preocupada com a saúde da monarca.

“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã [quinta-feira], os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que permaneça sob supervisão médica”, tinha assumido o Palácio de Buckingham num comunicado divulgado esta quinta-feira.

O Castelo de Balmoral é a residência real há mais de 150 anos e era um dos locais preferidos da rainha. Aliás, foi ali que, ainda esta semana, Isabel II recebeu Liz Truss, designando-a primeira-ministra e convidando-a a formar governo, depois de ter vencido as eleições no Partido Conservador após a demissão de Boris Johnson.

Um reinado de 70 anos

Isabel II do Reino Unido nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se na monarca com o reinado mais longo, estendendo-se desde o período pós-guerra ao pós-pandemia – concretamente, 70 anos, desde 1952.

Inicialmente, Isabel II não estava na linha do trono. Mas o tio, Eduardo VIII, abdicou da coroa para se casar com Wallis Simpson em 1936. Como não tinha filhos, o seu irmão, George VI, pai de Isabel II, herdou a coroa.

Aos 21 anos, Isabel II, recebeu a coroa britânica. E, ao longo de 70 anos, cruzou-se com figuras como o imperador japonês Hirohito, o ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela ou primeiro Presidente negro dos EUA, Barack Obama.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Isabel II serviu como voluntária no Serviço Territorial do Exército, como motorista e mecânica. Em 20 de novembro de 1947, casou-se com o príncipe Filipe da Grécia e Dinamarca, Duque de Edimburgo.

Reações nos quatro cantos do mundo

Em reação, no site da presidência, Marcelo Rebelo de Sousa já enviou as condolências ao rei Carlos pela morte da mãe, um “exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público”. O Presidente recorda também, “com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985”, e já adiantou que estará presente nas cerimónias fúnebres da monarca.

Já no Twitter, onde muitos líderes mundiais têm reagido, António Costa diz que o reinado “marcou a história britânica desde a segunda grande guerra”.

Emmanuel Macron, em dois tweets, lembra a “amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma impressão duradoura seu país e do século”.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, sublinhou como a rainha mostrou a “importância de valores duradouros num mundo moderno”. Já Ursula von der Leyen, presidente da Comissão, escreveu que Isabel II era uma “âncora de estabilidade”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu a rainha Isabel II do Reino Unido. Tinha 96 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião