Empresas antecipam aumentos salariais de 3,9% em 2023. Setor da TIC prevê o maior salto

Quase 80% das organizações inquiridas afirmam que a inflação influenciou os aumentos estimados para o próximo ano.

O aumento salarial estimado para 2023, em Portugal, é de 3,9% no salário base. O maior salto prevê-se que aconteça no setor das Tecnologias de Informação (TIC), com os vencimentos a subirem 5,71%. De um modo geral, quase 80% das empresas inquiridas pela Korn Ferry afirmam que a inflação influenciou os aumentos antecipados para o próximo ano. Outros mecanismos extraordinários para apoiar os colaboradores a suportar o aumento dos preços também estão a ser estudados, revela um estudo elaborado pela consultora.

“As empresas não estão a seguir o valor da taxa de inflação como referência para definir o aumento salarial com receio da estrutura de custos que possam vir a ter no futuro, quando aquela estiver mais baixa. Ainda assim, o valor de estimativa salarial para o próximo ano está mais elevado do que o habitual [nos últimos anos foi, em média, de 2%] para mitigar alguns efeitos do poder de compra dos colaboradores”, começa por explicar Miguel Albuquerque, diretor da Korn Ferry Digital.

“Algumas empresas estão a criar mecanismos extraordinários para apoiar os seus colaboradores nesta fase, como descontos em produtos da empresa, prémios financeiros extraordinários, subsídios específicos, para relativizar o impacto que a inflação está a ter no seu custo de vida”, acrescenta, citado em comunicado.

Os setores nos quais se preveem os maiores aumentos salariais são no das Tecnologias de Informação, Turismo e Lazer e Indústria, com 5,71%, 5% e 4,48%, respetivamente. “O setor de Turismo e Lazer, fruto de recuperação verificada por consequência da diminuição da incidência da Covid-19, também denota um crescimento na ordem dos 5%, um dos valores mais elevados dos últimos anos”, destaca a Korn Ferry.

Fonte: Korn Ferry

Por outro lado, construção e materiais de construção, saúde, transportes e outros verão os vencimentos engordarem menos, na ordem dos 3,43%, 3,30%, 3,15% e 2,10%, respetivamente.

No que toca às funções que serão mais aumentadas, o destaque vai para as de engenharia, tecnologias de informação e de analytics & data science.

Além da inflação… Dificuldade em reter e atrair talento justifica aumentos

As empresas inquiridas pela consultora identificaram, além da inflação, referido por 76% organizações, outros motivos que justificam os aumentos estimados para 2023. Entre eles está a “dificuldade em reter talento pela dinâmica do mercado e pela elevada atratividade dos colaboradores no mercado”, um fator referido por 63% dos inquiridos.

Também a dificuldade em atrair talento, devido à sua “escassez”, obriga as empresas a “oferecer salários acima da prática de mercado, em particular, para algumas áreas funcionais”, referem 57% das companhias questionadas pela consultoria de gestão com sede em Los Angeles, Califórnia

Fonte: Korn Ferry

Mas existe outra razão, embora com menor representatividade, subjacente à decisão de aumentar salários. “Face à incerteza provocada pela Covid e à retenção/suspensão de prémios e de aumentos salariais nos últimos dois anos, decidimos agora compensar os colaboradores com um aumento médio mais elevado” foi a justificação selecionada por 6% das empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas antecipam aumentos salariais de 3,9% em 2023. Setor da TIC prevê o maior salto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião