Salário de 78% dos colaboradores da Fnac aumentou 6,9%. Retalhista prepara “planos de aumentos” de 2023

Recrutar até 300 novos colaboradores até ao final do ano também faz parte da estratégia da companhia.

Este ano, 78% dos colaboradores da Fnac tiveram um aumento salarial médio de 6,9%. Uma medida que impactou 1.404 funcionários num total de 1.800. A retalhista já está a preparar um novo “plano de aumentos” para 2023. Recrutar até 300 novos colaboradores até ao final do ano também faz parte da estratégia da companhia.

“As pessoas são o nosso foco e o seu bem-estar é uma prioridade que está sempre em cima da nossa mesa. Em 2022, 78% dos colaboradores Fnac tiveram aumentos (com um aumento médio 6,9%). Sabemos que 2023 vai trazer novos desafios a este nível e estamos agora a preparar o plano de aumentos”, avança Joaquim Almeida, diretor de recursos humanos da Fnac Portugal, à Pessoas.

 

No que toca ao desenvolvimento de carreiras, no ano passado, 105 oportunidades foram preenchidas internamente, destacando-se 44 promoções.

“A nossa estratégia de desenvolvimento de recursos humanos tem passado por investir na formação das pessoas, através de programas de desenvolvimento profissional que têm como objetivo requalificar e fortalecer as suas competências, para que sejam capazes de responder às oportunidades de crescimento e evolução de carreira que lhes são proporcionadas capitalizando ao mesmo tempo a expertise Fnac.”

Foi para promover uma formação multiformato que foi criada a Academia Fnac, “um lugar de encontro e descoberta que permite uma aprendizagem sólida e em contacto direto com as equipas operacionais”, descreve o líder de RH.

Em 2021, foram dadas 26.678 horas de formação, 10.373 horas da academia de negócio e 1.650 horas de formação e-learning a 693 colaboradores. Estas ações de formação tiveram como foco cinco áreas de conhecimento: cultura Fnac; experiência de cliente; produtos; técnicos e editoriais; e desenvolvimento pessoal.

Joaquim Almeida, diretor de recursos humanos da Fnac Portugal.

“Há também outro programa de talento e acelerador de carreiras, o ‘Power People’, que contou já com 58 participantes. Paralelamente, este ano, por exemplo, tivemos mais de 40 colegas num programa realizado em parceria com o ISEG. Mas também temos uma Academia de Liderança que visa desenvolver e capacitar os mais de 200 líderes, para os quais temos um programa a quatro anos”, salienta Joaquim Almeida.

Recrutar até 300 colaboradores até final do ano

Admitindo que o tema do recrutamento está diretamente ligado à evolução do negócio e do mercado, o gestor de pessoas avança que, até ao final deste ano, a retalhista espera recrutar entre 200 a 300 colaboradores. Números que já contam com os reforços de Natal, substituições e outras situações que possam ir surgindo.

Questionado sobre o mais perfil mais procurado, o diretor de recursos humanos atira: “Obviamente que os mais procurados neste âmbito são operadores / vendedores.

Neste momento, os colaboradores da Fnac cujas funções o permitam estão a trabalhar num modelo híbrido, que estabelece três dias de trabalho presencial no escritório e dois dias de teletrabalho, por semana. Funções de loja e armazém não estão abrangidas por este regime.

“Uma das vantagens da pandemia foi fazer-nos repensar nos modelos de trabalho ditos tradicionais. Depois de um longo período de teletrabalho obrigatório rapidamente percebemos que o modelo híbrido veio para ficar e que os colaboradores o valorizam”, admite.

Uma das vantagens da pandemia foi fazer-nos repensar nos modelos de trabalho ditos tradicionais. Depois de um longo período de teletrabalho obrigatório rapidamente percebemos que o modelo híbrido veio para ficar e que os colaboradores o valorizam.

Joaquim Almeida

Diretor de recursos humanos da Fnac Portugal

Continuar a investir na política de benefícios é um objetivo da companhia, tendo em conta a competitividade do mercado de talento. “Felizmente a Fnac continua a ser uma love brand e uma marca bastante atrativa por natureza. Nos dias de hoje a retenção é de facto um tema na ordem do dia pelo que temos vindo, e vamos continuar, a investir na nossa política de benefícios (reforçando os nossos sistemas remuneratórios, planos evolução de carreira, equilíbrio entre vida laboral e pessoal).”

“Sabemos que as pessoas são a chave do nosso sucesso e estamos comprometidos em qualificar, requalificar e desenvolver os nossos colaboradores para que tenham todas as ferramentas necessárias para crescerem na nossa organização. Para medir o pulso das nossas pessoas nesta área contamos com uma ferramenta preciosa que funciona como barómetro mensal de medição do clima social – o Supermood – que nos tem evidenciado que ofereceremos um ambiente de trabalho atrativo e valorizado“, conclui.

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