Análises de ciclo de vida de produto, um acelerador-chave da economia circular

  • Daniela Amorim
  • 21 Novembro 2024

Através da Avaliação do Ciclo de Vida do produto é possível percebermos todas as entradas e saídas de um fluxo produtivo.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos produtos representa uma ferramenta que permite às empresas ter a capacidade de entender o impacte ambiental que é originado através da sua produção ou compra. Deste modo, existem sempre dois pontos de vista, o comercial e o produtivo, que facilitam o posicionamento da organização na ótica da implementação da estratégia de sustentabilidade.

Através da ACV é possível percebermos todas as entradas e saídas de um fluxo produtivo. Primeiramente, numa ótica de produção, adotamos medidas de redução de consumos, materiais mais sustentáveis, com base na inovação. Um exemplo dessa inovação pode ser muitas vezes utilizar como entrada numa fase de produção, um resíduo de outra fase dessa linha produtiva, ou até, de outra indústria, como mote de potenciar a economia circular.

A economia circular, por sua vez, além de permitir diminuir o consumo de matérias-primas virgens, também potencia a diminuição da produção de resíduos, diminuindo, consequentemente, os custos de operação.

Este processo de economia circular, destacado pelo eco design do produto, é fundamental para as diversas indústrias ao nível de competitividade e da inovação, mas também para os consumidores que, cada vez mais, são atentos e optam por consumir produtos mais sustentáveis.

Contudo, para um produto ser mais sustentável, ele precisa de ser avaliado, de forma a se tornar credível. Pelo que, um modo de o fazer coincide com as eco etiquetas, onde se insere o eco passaporte do produto. Este eco passaporte tem como objetivo caracterizar um produto em relação ao seu nível de impacte ambiental, facilitando a leitura do consumidor no momento da compra. Para tal, o produtor necessita de realizar a sua análise de ciclo de vida, avaliar o produto e, por último, analisar em que fases pode potenciar a melhoria do seu desempenho.

Em conclusão, vemos que a classificação do produto está intimamente ligada ao desempenho ambiental do produto, que, por sua vez, pode ser melhorado através da economia circular.

  • Daniela Amorim
  • ESG Manager da KPMG

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Análises de ciclo de vida de produto, um acelerador-chave da economia circular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião