A importância do apoio das marcas à cultura

  • Nuno Pinto de Magalhães
  • 22 Fevereiro 2023

As empresas, tal como toda a sociedade civil, são essenciais para complementar e reforçar o apoio público que existe para a cultura, cujos desafios tão bem conhecemos.

Antes de mais felicitar o ECO por passar a ter um título dedicada às marcas e agradecer o convite para escrever este artigo.

O apoio das marcas à cultura, no nosso caso de grande consumo e de expressão nacional, é importante por diversas razões, mas ganha particular relevo quanto maior for a presença dessas mesmas marcas, e das empresas que as detêm, junto dos consumidores.

Por um lado ajuda a concretizar a política de responsabilidade social corporativa das marcas, demonstrando o seu compromisso com o bem-estar e a evolução da sociedade, como a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com o aumento do impacto positivo das empresas na sociedade.

Por outro, permite interação das marcas com os seus consumidores de maneira diferenciada e mais significativa, reforçando a sua ligação emocional, nomeadamente com os consumidores que relevam a cultura. Reforça-se a sua lealdade com as marcas, ajudando a melhorar a sua reputação e a construir a confiança dos consumidores.

Diversidade cultural e aumento da oferta disponível são outros dos fatores dignos de registo neste tema das parcerias entre o setor empresarial e a cultura, que muito contribui para a economia do nosso país nomeadamente no emprego, na criatividade, na reabilitação e sustentabilidade de espaços, no turismo e na indústria do entretenimento.

A ligação da Central de Cervejas e Bebidas e das suas marcas à cultura tem sido permanente desde a origem da empresa. Ainda no século passado, a disponibilização de espaço ao Teatro da Comuna, na Almirante Reis, na década 70, o apoio a Raul Solnado, na instalação do Teatro Villaret, a intervenção de Eduardo Nery na fachada na nossa fábrica de Vialonga e, mais recentemente, com a criação da Fundação Luso, com grande dinâmica também cultural na sua região. A colocação de peça de street art do Bordalo II no LX Factory, bem como a ligação com Joana de Vasconcelos para o design de embalagens, o Sagres Beach Way de Aka Corleone, na nova SBE de Carcavelos, são alguns exemplos recentes, como são o apoio a festivais, feiras e romarias por todo o país, sempre em profundo respeito com a índole regional e identitária de cada evento. Em janeiro anunciámos a ligação ao naming do Sagres ao Campo Pequeno, uma das salas de espetáculos centenárias mais emblemáticas de Lisboa e de Portugal.

Por fim, e seguramente não menos importante, de mencionar que o apoio das marcas é um importante contributo para a sustentabilidade financeira de muitos espaços – e este fator não se pode negar. As empresas, tal como toda a sociedade civil, são essenciais para complementar e reforçar o apoio público que existe para a cultura, cujos desafios tão bem conhecemos.

  • Nuno Pinto de Magalhães
  • Chairman da Central de Cervejas e Bebidas

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A importância do apoio das marcas à cultura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião