BRANDS' ECO Internacionalização das PME: Do’s & Dont’s

  • BRANDS' ECO
  • 16 Fevereiro 2023

"Internacionalização das PME: Do’s & Dont’s" é o tema do webinar organizado pela Yunit, realizado hoje, às 11 horas. O evento decorreu em formato online e pode vê-lo aqui.

Existe uma ligação direta entre a internacionalização e o aumento do desempenho das PME. As atividades internacionais reforçam o crescimento e o emprego, aumentam a competitividade e apoiam a sustentabilidade a longo prazo das empresas.

Com maior ou menor dimensão, esta pode ser uma forma de conseguir outros níveis de crescimento e maior rentabilidade, não só pela via da escala atingida como pelo potencial de, em alguns mercados, conseguir melhores margens.

No entanto, embora a vocação exportadora tenha aumentado em todas as dimensões, com a maior subida a registar-se nas PME, esta estratégia de crescimento ainda não está a ser aproveitada pela grande maioria destas empresas por considerarem que não têm dimensão, recursos ou o apoio necessário.

Com o objetivo de desmistificar esta ideia e esclarecer as PME, a Yunit Consulting organizou um webinar, que decorreu hoje, em formato online. O evento, apresentado por Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, teve como convidados Pedro Magalhães, diretor de Internacionalização da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP); Rui Tavares, Head of Marine Department (Transportes) na VICTORIA Seguros; Hugo Oliveira, Sales Diretor Enterprise Market na SAGE e Douglas Gilman, Owner da GL Sa., e foi moderado por Andreia Jotta, diretora de Marketing e Parcerias na Yunit Consulting.

Como dar os primeiros passos? Será que todas as PME têm capacidade de se internacionalizarem? Quais as lacunas existentes? Quais os desafios e as oportunidades? Quais são os fatores de sucesso? Como fazer o planeamento, a estratégia e a diversificação de mercados? Qual o papel da tecnologia nos processos de internacionalização? Como pode agregar valor aos produtos da empresa? Quais os apoios disponíveis? Estas e outras perguntas foram respondidas pelos convidados durante a mesa redonda, que durou 45 minutos.

O evento, que terminou por volta das 12 horas, foi transmitido em direto pelo ECO. Reveja aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Internacionalização das PME: Do’s & Dont’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião