Bilionário britânico e Qatar na corrida à compra do Manchester United

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2023

Há duas propostas confirmadas para a compra do histórico emblema inglês: da Ineos do bilionário Jim Ratcliffe e ainda do Qatar. Negócio pode valer 7,8 mil milhões de euros.

Há, pelo menos, dois interessados na compra do Manchester United. Foram já confirmadas duas ofertas pelo histórico emblema britânico, da parte do grupo Ineos, do bilionário Jim Ratcliffe, e outra do sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani, filho do antigo primeiro-ministro do Qatar.

Em novembro, a família Glazer anunciou que estava a explorar várias opções, incluindo uma potencial venda. Os americanos, que detêm o clube desde 2005, procuram uma avaliação até sete mil milhões de libras (7,8 mil milhões de euros).

O bilionário britânico Ratcliffe, conhecido adepto do United e fundador da Ineos, já tinha manifestado o seu interesse em comprar o clube de Old Trafford. E confirmou agora a intenção: “Somos ambiciosos e altamente competitivos e gostaríamos de investir no Manchester United para torná-lo o clube número um do mundo mais uma vez”, segundo anunciou o grupo químico em comunicado.

A Ineos têm vários interesses na indústria do desporto: comprou o clube francês Nice em 2019, é dona ainda da equipa de ciclismo Ineos Grenadiers e é parceira da equipa de F1 Mercedes e da equipa de râguebi da Nova Zelândia.

Outra das propostas que chegaram ao banco americano Raine, que está a coordenar o processo de uma potencial venda, veio do Qatar. O sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani, filho do antigo primeiro-ministro do Qatar, confirmou que também está na corrida pelos “red devils”.

“A oferta será totalmente livre de dívidas através da Nine Two Foundation de Sheikh Jassim, que pretende investir nas equipas de futebol, centro de treinos, e num estádio e infraestrutura mais amplos”, de acordo com um comunicado de um porta-voz de Sheikh Jassim, que é o presidente do QIB, um dos principais bancos do Qatar.

O facto de o pai deter o clube francês PSG poderá dificultar o negócio, na medida em que as regras proíbem dois clubes com o mesmo dono de participarem na Champions League.

Quem também deverá entrar no negócio é o fundo Elliott Investment Management. Este conhecido fundo abutre não pretende comprar o clube inglês, mas antes financiar uma oferta de aquisição, de acordo com a agência Reuters.

Segundo a agência de notícias financeiras, há mais interessados no Manchester United. O prazo inicial para a entrega de ofertas terminou na passada sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bilionário britânico e Qatar na corrida à compra do Manchester United

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião