Imigração. Por um nacionalismo esclarecidopremium

A boa integração dos imigrantes significa essencialmente três coisas: Conhecer a língua; Pagar impostos; E aceitar os valores, leis e normas da sociedade portuguesa.

Comecemos pelo elefante na sala. O pensamento liberal (mais à direita ou mais à esquerda) tem uma má consciência relativamente a restrições à imigração. Contudo, por paradoxal que pareça, penso que os valores liberais e uma ordem internacional liberal são compatíveis o controlo de fronteiras e políticas ativas de imigração. O primeiro dever de um Estado nacional é para com os seus cidadãos. Um país não é uma terra de ninguém, mas uma extensão da nossa casa ou da nossa família. Todos nós consideramos mais intensamente os interesses da nossa família do que os dos outros. Isto não significa que os “nossos” sejam moralmente superiores aos “outros”; apenas que não temos a obrigação de fornecer tratamento igual a todos, só porque são moralmente iguais. Assim, qualquer país deve poder decidir

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.