Menos crescimento (ainda) sem recessão, mais inflação e menos globalizaçãopremium

Um ano depois, a guerra parece estar para durar. E também os seus impactos económicos.

Passado um ano da guerra na Ucrânia, qual o balanço económico? No curto prazo, o impacto foi inferior ao temido. Menos crescimento, ainda que para já, sem recessão. Mais inflação, mas ainda assim, não se chegou ao ponto de uma escassez generalizada de bens essenciais ou mesmo de energia. No entanto, a economia mundial, e principalmente a europeia, continua a beira de uma recessão e o choque da inflação foi suficiente para tornar mais permanente o aumento de preços que já vinha de trás, e assim mudar a política monetária dos bancos centrais, com efeitos que serão cada vez mais visíveis a médio prazo. Também a médio prazo, é cada vez mais evidente que teremos menos globalização, e também menos comércio. O mundo já tinha mudado, mas a guerra da Ucrânia veio acelerar as tendências que já

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.