Secretário-Geral da UNWTO vai assistir à reabertura oficial da China ao turismo
A China volta a reabrir portas ao turismo depois de mais de mil dias fechados. As cerimónias desta reabertura vão contar com a presença do secretário-geral da UNWTO.
O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), Zurab Pololikashvili, será o primeiro líder de uma agência das Nações Unidas a visitar a China depois de o país ter restringido o turismo internacional durante mais de mil dias, noticia a Servimedia.
A China levantou oficialmente as restrições ao turismo internacional que impôs devido à epidemia do coronavírus. Como resultado, qualquer turista que deseje viajar para o país poderá fazê-lo sem qualquer tipo de restrição. Para celebrar a reabertura, foram organizados vários eventos, nos quais Pololikashvili estará presente, conduzindo uma delegação a Hangzhou (China) juntamente com o Ministro chinês da Cultura e Turismo, Luo Shuang, e as principais autoridades nacionais do setor.
Após mais de mil dias fechados aos visitantes internacionais, a reabertura da China é vista como fundamental para que o turismo mundial recupere da pior crise da história do setor. Estima-se que, devido à pandemia, entre 2020 e 2022, o mundo irá perder quase 3 triliões de dólares em receitas do turismo. Além disso, a não-presença da China no turismo global tem sido particularmente onerosa, uma vez que é a maior fonte mundial de turismo. Como exemplo, em 2019, os turistas chineses fizeram 166 milhões de viagens internacionais gastando mais de 270 mil milhões de dólares.
Por conseguinte, a UNWTO acredita que o levantamento das restrições de viagem da China terá impactos positivos em todas as regiões do mundo. Os dados da agência mostram que a Ásia e o Pacífico foram os mais lentos a começar a sair da crise, atingindo apenas 23% dos níveis pré-pandémicos até ao final de 2022.
A China também celebra a reabertura do turismo doméstico chinês, que atingiu 6 mil milhões de viagens domésticas em 2019, tornando o turismo num motor fundamental do emprego e do crescimento económico. Como tal, a reabertura da China terá um impacto muito para além do próprio setor do turismo. Devido à sua capacidade de contribuir direta ou indiretamente para todos os setores económicos, espera-se que impulsione as economias a nível global, nacional e local.
Destaques
Na viagem oficial, a UNWTO juntar-se-á também à Global Tourism Partnership no Diálogo de Xianghu para promover o turismo como motor do desenvolvimento rural na China e em todo o mundo e para unir o setor em torno das prioridades-chave do emprego, investimento e sustentabilidade.
A UNWTO irá também juntar-se aos preparativos para a 10ª edição do Fórum Global de Economia Turística, a ter lugar em Macau em Setembro, para avançar planos partilhados para um setor mais sustentável, resiliente e inclusivo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Secretário-Geral da UNWTO vai assistir à reabertura oficial da China ao turismo
{{ noCommentsLabel }}