Câmara de Vila Franca de Xira quer seguros de saúde

  • ECO Seguros
  • 5 Março 2023

O município vai avaliar a contratação de seguros de saúde para mais idosos, desfavorecidos e famílias numerosas. Reunião de Câmara aprovou a medida, CDU votou contra.

Em reunião de Câmara de Vila Franca de Xira, o município decidiu avaliar a contratação de seguros de saúde que permitam aos mais idosos, desfavorecidos e famílias numerosas ter acesso a cuidados de saúde em hospitais e clínicas privadas, informou o jornal O Mirante. A proposta apresentada pelo vereador David Pato Ferreira, da Coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT), foi aprovada por maioria com os votos contra da CDU.

Segundo O Mirante, atualmente, um terço dos moradores do Concelho não tem médico de família e alguns centros de saúde já nem sequer têm um clínico ao serviço, como é o caso de Alhandra e Forte da Casa. A CDU votou contra a proposta, por considerar que as soluções para o problema não podem passar por enriquecer o setor privado e fazer da saúde um negócio.

O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, lembrou que se não fosse o modelo de Parceria Público-Privada, o Concelho não teria um novo hospital e, sobretudo, um que esteve “dez anos no pódio dos melhores do país”, algo que deixou de acontecer desde que a atual gestão tomou posse. Já Nuno Libório, da CDU, acusou as Parcerias Público-Privadas de serem “uma burla” e uma tentativa socialista de “despedaçar o SNS” à custa de anos de desinvestimento na saúde e dando lucros avultados aos privados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Vila Franca de Xira quer seguros de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião