Governo estudará “todas as medidas” para controlar preços, garante Ministra da Agricultura

  • Lusa e ECO
  • 12 Março 2023

"A crise que estamos a viver, é uma crise avassaladora", afirmou a ministra da Agricultura, sublinhando que e necessário olhar para todos os intermediários, da produção até ao retalho.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse hoje que o Governo está a estudar “todas as medidas” para que o consumidor possa pagar o preço justo pelos alimentos.

“Quando propusemos a criação deste Observatório de preços, indo buscar o modelo espanhol que está a funcionar, é no sentido disso mesmo, de salvaguardar que não há nenhum elo da cadeia que saia prejudicado. Iremos estudar todas as medidas de maneira a poder mitigar quebras que existiam em todas as fases da cadeia alimentar e garantir que o consumidor paga um preço justo“, disse Maria do Céu Antunes falava aos jornalistas em Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, onde visitou a 11.ª Feira do Fumeiro do Demo.

O semanário Expresso noticiou na sexta-feira que o Governo está a estudar alterações à lei para fixar um limite para as margens de lucro.

A crise que estamos a viver, é uma crise avassaladora. Este aumento do preço da produção não é o único causador do aumento dos preços ao consumidor. Há todo um conjunto de intermidiários entre a produção primária até à distribuição e ao retalho que têm aqui com certeza uma palavra a dizer sobre o aumento dos preços que hoje são sentidos”, acrescentou a Ministra da Agricultura.

Anunciado em maio de 2022 pelo Governo, a criação do observatório de preços foi formalizada por despacho publicado em outubro do ano passado. O objetivo é a ‘monitorização eficaz’ dos custos e preços ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar e maior transparência.

Contactada pela Lusa, fonte do ministério da Agricultura não adiantou uma data para a entrada em funcionamento do Observatório, referindo apenas que será “num futuro muito próximo”.

No despacho assinado pela ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e pela então secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, lia-se que o objetivo deste mecanismo é o de contribuir para “uma maior” transparência em toda a cadeia de valor agroalimentar, acompanhar a sua evolução, e dotar as entidades competentes de um instrumento que permita monitorizar, avaliar e definir melhores políticas públicas nesta matéria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo estudará “todas as medidas” para controlar preços, garante Ministra da Agricultura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião