Institucionalmente desviantepremium

As instituições não são apenas as regras que formalmente estão inscritas nos papéis; tão ou mais importante são as normas informais e, acima de tudo, o modo como são levadas à prática.

O pensamento económico mais recente atribuí à natureza das instituições o papel decisivo no desenvolvimento económico e social das nações. Portugal é uma observação desviante (outlier) na causalidade entre instituições e desenvolvimento. Formalmente as instituições portuguesas estão todas em ordem, elas check all boxes. Contudo, não se vê maneira de o país “arrancar”. Os acontecimentos desta semana na TAP e situação de um Tribunal Constitucional fora de prazo forcem uma pista. As instituições não são apenas as regras que formalmente estão inscritas nos papéis; tão ou mais importante são as normas informais e, acima de tudo, o modo como são levadas à prática. Portugal é, aqui, terceiro-mundista. Diário da semana de 6 de março de 2013 03/06: 6/1000.O Financial Times publicou no fim-de

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.