BRANDS' ECO “CINM é ferramenta importante para empresas exportadoras”

  • BRANDS' ECO
  • 16 Março 2023

Pedro Camacho, CEO da Nearsoft, uma das empresas que opera no âmbito do CINM, comenta, em entrevista, o crescimento de empresas no setor das novas tecnologias e a importância do CINM.

O crescimento de empresas no setor das novas tecnologias na Madeira testemunha o ambiente “business friendly” que caracteriza a região e a sua capacidade de, a par dos incentivos fiscais proporcionados pelo CINM, assegurar recursos humanos especializados no campo das novas tecnologias e um conjunto de serviços de apoio muito eficientes.

A Nearsoft, empresa que opera no âmbito do CINM, é mais um exemplo concreto desta realidade, conforme Pedro Camacho, CEO da empresa, deixou claro na entrevista abaixo.

Especializada em serviços de software e nas áreas de desenvolvimento de software, a Nearsoft já está presente em oito países, sendo que mais de 90% dos seus clientes são estrangeiros. O seu sucesso deve-se à aposta nas pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes, dando origem ao seu lema: “From people to people”.

Passado alguns anos após a vossa criação, o balanço que fazem à vossa atividade é positivo? A reação ao vosso projeto tem correspondido às expectativas?

Ao longo dos anos, a nossa atividade tem vindo a crescer significativamente, com a aquisição de novos clientes e a realização de projetos cada vez mais desafiantes e inovadores. A reação ao nosso projeto tem sido muito positiva, tanto por parte dos nossos clientes como da comunidade em geral. Recebemos muitos feedbacks positivos em relação à qualidade dos nossos serviços e produtos, o que nos motiva a continuar a trabalhar com ainda mais dedicação e empenho.

Além disso, temos recebido cada vez mais reconhecimento por parte da indústria, tendo sido nomeados para vários prémios e distinções ao longo dos últimos anos. Estamos muito orgulhosos do que temos alcançado até agora e estamos ansiosos para continuar a crescer e a expandir a nossa oferta de serviços e produtos.

A Nearsoft reflete e pertence a um segmento de atividade inovador que está em crescimento na Madeira, com empresas jovens, dinâmicas, ligadas ao mundo das novas tecnologias e ao mundo da internet. Como e porquê a vossa aposta neste setor? O que vos caracteriza e para que segmentos estão orientados?

A Nearsoft caracteriza-se por ser uma empresa ágil e flexível, capaz de se adaptar rapidamente às necessidades dos clientes e do mercado, com uma abordagem centrada no utilizador e na inovação constante. Estamos orientados para clientes de diversos setores, que necessitam de soluções tecnológicas personalizadas e eficientes para os seus negócios.

A nossa equipa técnica altamente qualificada e experiente, juntamente com o nosso compromisso em garantir a excelência em todos os projetos, tem sido fundamental para a nossa expansão e sucesso neste setor em constante evolução. O nosso objetivo é continuar a crescer e a inovar, procurando constantemente novas oportunidades e desafios.

Pedro Camacho, CEO da Nearsoft
Atualmente, quantas pessoas trabalham na Nearsoft e que tipo de formação é preciso para trabalhar na vossa empresa? O que uniu e une a vossa equipa?

Neste momento temos uma equipa composta por cerca de 40 colaboradores. No entanto, o número tem vindo a crescer e continuamos a procurar novos talentos para reforçar a nossa equipa.

No que diz respeito à formação necessária para trabalhar na Nearsoft, como referi anteriormente, valorizamos não só a formação académica, mas também as competências técnicas e profissionais, bem como a cultura e valores alinhados com a nossa empresa. Damos preferência a pessoas com conhecimentos em tecnologias de informação, programação, engenharia de software, entre outras áreas relacionadas com o nosso setor de atividade. Mais do que isso, valorizamos pessoas criativas, colaborativas e que tenham flexibilidade para a mudança.

O que une a nossa equipa é uma visão comum de sermos uma empresa inovadora e de excelência, que procura sempre estar um passo à frente, antecipando tendências e necessidades dos nossos clientes. Valorizamos muito a colaboração, a partilha de conhecimentos e experiências, a criatividade e o espírito de equipa. Acreditamos que só assim conseguimos manter a nossa competitividade e qualidade nos projetos que desenvolvemos.

Temos uma cultura empresarial que promove a flexibilidade, a comunicação aberta e a transparência, permitindo que os colaboradores se sintam valorizados e com um papel ativo na empresa. Esta abordagem tem sido fundamental para fomentar a união e o sentido de pertença da equipa à Nearsoft.

A vossa empresa está licenciada no CINM. Uma opção natural dada a vossa atividade e os mercados em perspetiva? Em suma, o que encontram no CINM que pudesse aportar competitividade à vossa empresa?

Com certeza, o CINM é uma ferramenta importante para empresas exportadoras em busca de competitividade e pode trazer benefícios, tais como condições fiscais favoráveis e maior credibilidade no mercado. Além disso, a presença de um ecossistema de empresas no CINM pode facilitar trocas comerciais e parcerias. É interessante notar também que a Nearsoft tem planos de expansão para outros mercados europeus e até mesmo para o continente americano, o que reforça a importância de estar presente num ambiente favorável aos negócios.

Num mercado tão competitivo e inovador, o que esperam do futuro? Podem revelar alguns dos vossos novos projetos?

Estamos a trabalhar em projetos de IoT e de inteligência artificial, áreas em que acreditamos que haverá um crescimento significativo nos próximos anos. Estamos sempre atentos às tendências do mercado e procuramos adaptar-nos rapidamente para oferecer soluções inovadoras aos nossos clientes. Acreditamos que o futuro será cada vez mais digital e que as empresas terão que se adaptar a esta realidade para se manterem competitivas. Por isso, estamos a investir fortemente em tecnologia e inovação para estar na vanguarda das tendências e oferecer soluções de alta qualidade aos nossos clientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“CINM é ferramenta importante para empresas exportadoras”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião