E, de repente, tudo mudoupremium

A mudança de realidade no setor financeiro altera tudo o resto. A confiança, o ingrediente essencial, ainda não foi restaurada.

Aquilo a que assistimos no setor bancário na última semana podem não ser os eventos seminais de uma crise financeira como a de 2008 – embora essa seja ainda uma assunção rodeada de incerteza. Já as perspetivas que existiam para o resto do ano levaram um tremendo abanão. O colapso do Silicon Valley Bank (SVB) – e de mais dois bancos regionais bastante mais pequenos, o Silvergate e o Signature Bank – teve mais a ver com as idiossincrasias das instituições do que propriamente com um problema sistémico. Esta é a tese dominante no mercado. Mas será mesmo assim?A queda do SVB deve-se a aspetos muito particulares, como a gestão muito imprudente do risco na instituição. A sua atividade era concentrada num estado – a Califórnia – e numa indústria – o ecossistema de startups tecnológicas e os

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.