Lista de audições do PS na comissão de inquérito à TAP é um terço da do PSD

Socialistas entregaram requerimento com 15 personalidades para serem chamadas à comissão parlamentar de inquérito. Lista final deverá ser aprovada esta quarta-feira.

O PS entregou ao presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) à tutela pública da gestão da TAP um requerimento para ouvir 15 personalidades, com o Inspetor-Geral de Finanças, António Ferreira dos Santos, à cabeça. A lista é praticamente um terço da que foi submetida pelo PSD.

Os partidos tinham até esta segunda-feira para enviar as suas listas finais de nomes para as audições, depois de consultarem os documentos solicitados às várias entidades, desde os ministérios à TAP, passando por sociedades de advogados.

O PS entregou uma lista com 15 nomes, quase um terço dos 43 apresentados pelo PSD, embora um dos pontos seja “sindicatos da TAP”, sem discriminar exatamente quantos e quais quer ouvir. O número menor de personalidades poderá estar relacionado com o prazo curto de que a CPI dispõe (90 dias) para os trabalhos, que termina a 23 de maio, se não for alargado. O presidente da comissão, o socialista Jorge Seguro Sanches, tem sublinhado repetidamente nas reuniões a necessidade de o prazo ser cumprido.

No primeiro lugar da lista do PS está António Ferreira dos Santos, o Inspetor-Geral de Finanças, a entidade responsável pela auditoria que concluiu pela nulidade do acordo celebrado entre a TAP e a antiga administradora Alexandra Reis e sustentou a devolução da indemnização de 500 mil euros. Na última reunião ordinária da CPI, Carlos Pereira, o coordenador pelo grupo parlamentar do PS, defendeu a audição urgente de António Ferreira dos Santos.

A lista segue com o chairman da TAP, Manuel Beja, a CEO, Christine Ourmières-Widener , a ex-administradora da TAP Alexandra Reis, o presidente da Comissão de Vencimentos e o administrador financeiro da companhia, Gonçalo Pires. Estão lá também os advogados da SRS e da Morais Leitão que assessoraram a TAP e Alexandra Reis, respetivamente.

Na lista de políticos está o atual ministro das Finanças, Fernando Medina, e o anterior, João Leão. Figuram também o ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes. Os socialistas querem ouvir também o presidente da CMVM, Luís Laginha de Sousa.

Os deputados da comissão parlamentar de inquérito acordaram votar na reunião ordinária de amanhã, quarta-feira, a lista final de personalidades a ouvir. Terão também de decidir a ordem pela qual serão chamadas.

A comissão parlamentar de inquérito para “avaliar o exercício da tutela política da gestão da TAP” foi proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada pelo Parlamento no início de fevereiro com as abstenções de PS e PCP e o voto a favor dos restantes partidos. Nasceu da polémica sobre a indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis para deixar a administração executiva da TAP em fevereiro de 2022, mas vai recuar até à privatização da companhia em 2015. Tomou posse a 22 de fevereiro, estendendo-se por um período de 90 dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lista de audições do PS na comissão de inquérito à TAP é um terço da do PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião