BRANDS' ECO Heróis PME: Como estão os vencedores?

  • BRANDS' ECO
  • 23 Março 2023

O Prémio Heróis PME está na sua 5ª edição e ao longo dos anos tem premiado várias PME. Em entrevista ao ECO, três vencedores da última edição partilham a experiência da sua participação na iniciativa.

A quinta edição dos Prémios Heróis PME já fechou as candidaturas e está, agora, em processo de seleção de candidatos. Ao longo dos anos, foram muitas as PME premiadas nas várias categorias deste projeto que, este ano, traz mais duas novidades – a categoria Internacionalização e a categoria Startup Inovação.

O principal objetivo deste prémio é distinguir a coragem e resiliência das empresas portuguesas, bem como dar a conhecer ao público a história de vida dos seus empresários e da própria criação das suas PME.

Mas, na prática, o que muda depois de ganhar este prémio? E o que leva as PME a candidatarem-se aos Prémios Heróis PME? Quais os conselhos que quem vence daria a futuros candidatos? Em entrevista ao ECO, Carlos Gonçalves, CEODI da Casa Mendes Gonçalves; Nuno Santos, COO da Forteams; e Rui Fonseca, CEO da Altronix, três vencedores da última edição, respondem a estas três perguntas.

Carlos Gonçalves, CEODI da Casa Mendes Gonçalves – Vencedor Categoria Factor S (Sustentabilidade)

O que o levou a candidatar-se aos Prémios Heróis PME?

Certificar e dar a conhecer aquilo que temos feito na área da sustentabilidade, nomeadamente, a Vila Feliz Cidade, que começou por ser mais um projeto social, mas que rapidamente se tornou no nosso projeto de sustentabilidade, que envolve a empresa toda. Por outro lado, a importância do reconhecimento por parte dos nossos pares e do público em geral.

O que mudou depois de serem uma das equipas vencedoras?

A distinção ” Heróis PME” representa um extraordinário incentivo para continuar a fazer mais e melhor. Representa um orgulho enorme para todos os colegas que trabalham todos os dias para que esta empresa e marcas sejam reconhecidas pelo consumidor e possam continuar a crescer de forma sustentada e sustentável. Representa uma enorme responsabilidade para continuar a merecer a confiança de tanta gente que acredita em nós, sejam consumidores, parceiros de negócios e todos os colegas que aqui usam as melhores capacidades que tem em prol do desenvolvimento da empresa.

Que conselho daria aos próximos candidatos?

Na prática, que é muito importante concorrer para beneficiar do networking com outras organizações e conseguir certificar aquilo que se está a fazer dentro da empresa.

Nuno Santos, COO da Forteams – Vencedor Categoria Geral Heróis PME

O que o levou a candidatar-se aos Prémios Heróis PME?

O Prémio Heróis PME tem, hoje, uma projeção importante – conquistou para si esse estatuto. E é, obviamente, importante para nós manter o momentum depois da nossa vitória na edição passada. Um prémio destes sinaliza ao mercado, aos nossos funcionários e à comunidade que estamos a desenvolver esforços para cada vez mais acrescentar valor naquilo que fazemos. É nessa linha que pretendemos seguir e percebemos claramente a importância de estarmos presentes e de projetarmos a nossa imagem através destas iniciativas. A visibilidade é essencial porque o que fazemos tem que ser visível para ter impacto.

O que mudou depois de serem uma das equipas vencedoras?

Este prémio trouxe-nos reconhecimento da parte dos nossos pares e deu, conforme referi, um sinal positivo a todos os stakeholders. Percebemos claramente as vantagens deste tipo de reconhecimento no que toca a melhorar a nossa network e a projetar a nossa marca. Este tipo de reconhecimento é também importe porque incute na nossa empresa uma cultura de vitória e, ao mesmo tempo, a cultura de querermos fazer mais. Vencer este prémio é uma validação importante daquilo que fazemos.

Que conselho daria aos próximos candidatos?

Desde logo, é importante participar e perceber o porquê de estarmos a participar. Diria, também, que o importante é aproveitar a oportunidade para dar a conhecer um pouco da cultura da empresa e, sobretudo, mostrar o propósito daquilo que estamos a fazer!

Rui Fonseca, CEO da Altronix – Vencedor Categoria Transformação Digital

O que o levou a candidatar-se aos Prémios Heróis PME?

A Altronix e os prémios Heróis PME têm um percurso que se entrelaça, nos últimos anos. Vencemos em 2019 o Prémio Herói PME, com a minha história e percurso enquanto CEO, e em 2022 vencemos a categoria Transformação Digital, com o projeto da nossa plataforma interna, Nicole (que tinha sido um segredo para a comunidade durante toda a sua ‘vida’, visto que foi pensada e criada em 2012 para uso interno). O nosso processo de digitalização começou muito antes que a grande maioria das empresas nacionais e desenvolver esta solução deu-nos uma vantagem competitiva e um produto diferenciável.

Aliamo-nos, acreditamos e parabenizamos a Yunit Consulting pelo desenvolvimento destes prémios. Focam-se em valorizar as pequenas e médias empresas que fazem um trabalho olímpico para alavancar o produto português e que tantas vezes são esquecidas. Este prémio dá-nos a certeza que caminhamos no sentido certo.

O que mudou depois de serem uma das equipas vencedoras?

Os dois prémios Heróis PME que vencemos são, sem dúvida, um motivo de orgulho. Este em específico, da categoria de transformação digital, parabeniza a equipa de I&D, em particular, e todos elementos da Altronix, no geral, e permitiu ainda uma maior valorização e envolvimento por parte de todos os colaboradores.

Além disso, acreditamos que o engagement criado por estas participações, tanto entre a equipa, como externamente com parceiros e clientes é muito positivo. Assim como valorizamos muito toda a cobertura mediática e conteúdos criados em volta destas participações, uma vez que nos permite inspirar outras empresas ao mesmo tempo que nos motiva e desafia em novas conquistas.

Que conselho daria aos próximos candidatos?

Acreditar no projeto e tentar. Por vezes o que custa é considerar o que temos dentro de portas, os pequenos projetos que vamos desenvolvendo e que são tidos posteriormente como grandes mudanças nas empresas. E, acima de tudo, acreditar que estes projetos podem e devem ser valorizados e reconhecidos por todos. Ao participar nestes prémios ganhamos também experiências e momentos únicos de partilha de conhecimento com outros empresários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Heróis PME: Como estão os vencedores?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião