BRANDS' ECO Heróis PME: “Aumentámos em 15% o número de candidaturas face ao ano anterior”

  • BRANDS' ECO
  • 24 Março 2023

A 5ª edição dos prémios Heróis PME traz uma novidade - há duas novas categorias, nomeadamente Internacionalização e Startup Revelação. Em entrevista ao ECO, Bernardo Maciel revela mais detalhes.

O prémio Heróis PME vai, este ano, para a sua quinta edição. Trata-se de uma iniciativa da Yunit Consulting que pretende premiar a coragem, persistência e resiliência, bem como distinguir startups e projetos diferenciadores nas áreas da sustentabilidade, transformação digital e internacionalização que potenciaram o crescimento das empresas.

Nesta quinta edição foram apresentadas duas novas categorias – Internacionalização e Startup Revelação, para as quais os candidatos também puderem concorrer durante o período de candidaturas (de 7 de fevereiro a 19 de março). O grande vencedor será conhecido no dia 27 de junho.

Em entrevista ao ECO, Bernardo Maciel, diretor executivo da Yunit Consulting, revela que o número de interessados nas candidaturas deste ano aumentou face ao ano anterior. O responsável partilhou, ainda, mais pormenores sobre esta edição e sobre os objetivos que pretendem atingir com a iniciativa. Veja abaixo a entrevista.

Os prémios Heróis PME vão este ano para a 5ª edição. O que levou a Yunit a lançar esta iniciativa?

Criámos o projeto Prémio Heróis PME para celebrar a coragem das empresas portuguesas, distinguir e divulgar ao público as histórias de vida de empresários e das suas empresas – exemplos de força, coragem e visão que geram emprego e riqueza para o país. Ao longo das últimas 4 edições, os Prémios Heróis PME receberam mais de 450 candidaturas e permitiram distinguir 44 empresas, que representam um volume de negócios de cerca de 300 milhões de euros e mais de 2.500 colaboradores (dados referentes ao ano 2021).

Os setores com maior representatividade são as TIC (25%), Comércio (11%), Agroindústria (11%), Alojamento e Restauração (11%), sendo que, a nível geográfico, o Norte apresenta uma expressão superior (55%), seguido de Lisboa e Setúbal (32%) e Centro (14%). Esta iniciativa sublinha o próprio ADN da Yunit: acompanhar as PME em todo o seu ciclo de vida – do pensamento estratégico à implementação da mudança – promovendo a competitividade, o crescimento e inspirando os gestores a “darem o salto”.

Os objetivos que tinham ao lançar o projeto têm sido concretizados?

Os Heróis PME representam para as empresas participantes, em primeiro lugar, um reconhecimento público da sua determinação e capacidade empresarial. É-lhes dada visibilidade e reforçada a notoriedade através da comunicação inerente à iniciativa, dos media partners e do networking criado em torno do prémio. Adicionalmente, tem um impacto interno muito forte: o esforço comum de preparação de uma candidatura promove junto dos colaboradores destas PME um maior sentimento de pertença à organização. Por outro lado, o envolvimento de todos os stakeholders (parceiros, clientes, fornecedores, comunidade local) no processo de votação das histórias também tem um efeito dinamizador dessas ligações relevante para as empresas.

O crescimento que temos comprovado das empresas “Heróis PME” ao longo das últimas 4 edições e os testemunhos que partilham connosco sobre a importância da distinção para eles e para as suas equipas é muito gratificante e muito nos orgulha, por isso, diria que os nossos objetivos estão a ser completamente atingidos.

Bernardo Maciel, Diretor Executivo da Yunit Consulting
Quais são as novidades desta edição?

À semelhança do ano passado, também este ano quisemos adicionar novos “ingredientes” aos Heróis PME, apresentando duas novas categorias: Internacionalização e Startup Revelação. A criação destas duas novas categorias revela a expansão e inovação crescentes da distinção, pretendendo fortalecer a parceria que estabelecemos com estas empresas, numa perspetiva cada vez mais customizada e eficiente. Além disso, e uma vez que estamos a comemorar a 5ª edição, Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, foi nomeado embaixador dos Prémios 2023, enquanto gestor que representa o propósito e os valores distinguidos na iniciativa.

Por que sentiram necessidade de criar uma nova categoria dedicada às startups?

Na realidade, a categoria Startup Revelação surgiu por sugestão de um dos nossos parceiros. Discutimos a ideia internamente e pareceu-nos que fazia todo o sentido abrir os Heróis PME às startups, devido à sua capacidade para inovar, criar novas tecnologias, inserir disrupção nos mercados e atrair investimento para o nosso país. Além de que encontramos, também aqui, boas histórias que merecem ser contadas! O passo seguinte foi desafiar a Startup Portugal a juntar-se a nós como parceiro, que nos ajudou a definir os critérios de avaliação desta categoria com base naquilo que são as melhores práticas do ecossistema.

A adesão nas candidaturas para esta 5ª edição foi como esperavam?

A adesão das empresas a esta 5ª edição superou as nossas expectativas e foi superior à do ano passado: aumentámos em 15% o número total de candidaturas recebidas face ao ano anterior. É ainda de destacar que as candidaturas no âmbito da categoria Sustentabilidade registaram um crescimento de 40%, o que demonstra a pertinência e relevância da temática junto das PME.

O júri deste ano já está fechado? Se sim, quem o compõe?

O painel do júri dos Heróis PME já está fechado e é bastante diversificado. Inclui representantes dos nossos parceiros VICTORIA Seguros, SoftFinança, SAGE, PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, Ticket Serviços, ActionCOACH, Sair da Casca, Startup Portugal e Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, bem como de alguns media partners como é o caso do ECO, TSF e PME Magazine.

Depois dos prémios Heróis PME também surgiu o Barómetro Heróis PME. Qual a importância do Barómetro?

O Barómetro Heróis PME é uma ferramenta valiosa que surgiu no ano passado no contexto dos Heróis PME, porque queríamos conhecer a perspetiva no terreno das PME portuguesas pós-pandemia e identificar os principais drivers de resiliência, aferindo o sentimento das PME face à recuperação no futuro próximo. Na prática, ajuda-nos a identificar quais são as principais barreiras à atividade empresarial, os recursos determinantes para potenciar o crescimento das organizações, os fatores críticos de sucesso e os instrumentos financeiros mais relevantes para apoiar esse crescimento. Todas as informações coletadas podem ser usadas pelas próprias PME, seja para identificarem tendências, orientarem a tomada de decisões e até realizarem benchmarking, contribuindo para criar conhecimento sobre o tecido empresarial português.

Quais são os planos futuros que têm para o projeto?

Numa frase, diria que é continuar o trabalho que temos feito até aqui e prosseguirmos este nosso propósito de, com o apoio dos nossos parceiros, contribuirmos para o reconhecimento do trabalho das PME e das suas boas práticas, dando voz às empresas inovadores e ousadas que fazem diferente no seu dia-a-dia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Heróis PME: “Aumentámos em 15% o número de candidaturas face ao ano anterior”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião