PSD acusa Galamba de mentir sobre apresentação de resultados da TAP

Ao contrário do que disse no Parlamento, o ministro das Infraestruturas deu ordens à TAP para que não houvesse conferência de imprensa de apresentação de resultados e entrevistas.

O momento era muito significativo para a TAP: cinco anos depois voltava a ter lucros, que ascenderam a 65 milhões em 2022. O ministro das Infraestruturas deu, no entanto, ordem expressa para não haver uma conferência de imprensa, ao contrário do que tinha afirmado no Parlamento.

A informação foi dada pelo deputado Paulo Moniz, do PSD, que leu durante a comissão parlamentar de inquérito à TAP o email enviado pelo ministro das infraestruturas, em que este escreve que “não deve ser efetuada qualquer conferência de imprensa ou dada qualquer entrevista”.

A mensagem, que foi requerida pelos sociais-democratas, diz também que a posição foi consensualizada com o Ministério das Finanças. Para Paulo Moniz, o email mostra que João Galamba mentiu ao Parlamento na sua audição na Comissão Parlamentar de Economia, na semana passada. Na altura foi noticiado que a CEO da companhia aérea queria fazer uma conferência de imprensa, mas foi vedada pelo Governo.

O administrador financeiro da TAP, que está a ser ouvido esta quinta-feira na comissão parlamentar de inquérito, já tinha sido questionado pelo PSD se tinha recebido indicações do novo ministro das Infraestruturas para que não fosse feita a conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2022. Gonçalo Pires disse que foi entendimento da maioria da administração que a apresentação fosse discreta e apenas para investidores, tendo manifestado essa opinião à tutela.

No entanto, acabou por dizer que a orientação final veio dos Ministérios. “Eu enviei um e-mail com apresentação de resultados, pedindo instruções sobre a data e a forma da apresentação. Expressei a minha opinião às Infraestruturas e às Finanças e recebi e-mail com confirmação do contudo da data e da forma”, respondeu ao deputado Bernardo Blanco, da Iniciativa Liberal.

O PSD voltou a insistir na segunda ronda de questões. “O e-mail que leu foi o que me foi enviado e que exprimi às duas tutelas e que se coaduna com situação em que estamos. É evidente que a CEO e presidente do conselho de administração se encontram em funções mas não é igual haver intenção de os demitir”, assinalou Gonçalo Pires.

(notícia atualizada às 21h22)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD acusa Galamba de mentir sobre apresentação de resultados da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião