Comissão de inquérito à TAP reduz tempo de perguntas dos deputados para acelerar trabalhos

Segunda grelha de tempos para questões dos deputados será usada na audição de três ex-presidentes da Parpública na próxima semana.

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) à TAP decidiu esta quinta-feira, sob proposta do presidente, criar uma segunda grelha para as questões dos deputados com tempos mais curtos, de forma a acelerar os trabalhos, tendo em conta a extensa lista de audições previstas. Será aplicada na audição de três antigos presidentes da Parpública na próxima semana.

De forma a conseguir agendar um maior número de audições por semana, o presidente, o socialista Jorge Seguro Sanches, propôs uma grelha B para as inquirições na CPI. O depoente poderá fazer uma intervenção inicial de cinco minutos, “embora não limitada”. Segue-se uma ronda de três minutos para cada grupo parlamentar, com resposta imediata, e uma segunda de dois minutos. A audição termina com uma ronda final em que qualquer deputado se pode inscrever.

Na próxima quarta-feira será ouvido o presidente da comissão de vencimentos e na quinta-feira três antigos presidentes da Parpública, a quem já será aplicada a nova grelha.

A comissão parlamentar de inquérito para “avaliar o exercício da tutela política da gestão da TAP” foi proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada pelo Parlamento no início de fevereiro com as abstenções de PS e PCP e o voto a favor dos restantes partidos. Nasceu da polémica sobre a indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis para deixar a administração executiva da TAP em fevereiro de 2022, mas vai recuar até à privatização da companhia em 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão de inquérito à TAP reduz tempo de perguntas dos deputados para acelerar trabalhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião