PSD defende eleições europeias em dois dias para evitar “abstenção histórica”

Luís Montenegro avisa que eventual marcação das eleições europeias para 9 de de junho é uma "via verde" para "abstenção histórica".

O líder do PSD recusa que as eleições europeias sejam marcadas para o dia 9 de junho. Luís Montenegro entende que se as eleições forem nesse dia, tal possa significar uma “via verde” para uma “abstenção histórica” naquele que já costuma ser o ato eleitoral menos participado no país. O presidente dos sociais-democratas defende como uma das hipóteses que as eleições possam ser divididas em dois dias.

“Se as eleições forem nesse dia, vamos apresentar uma via verde para uma abstenção histórica em Portugal” afirmou Luís Montenegro no Palácio de Belém, após ter pedido para ser recebido pelo Presidente da República. Além de ser na véspera do feriado de 10 de junho, o dia 9 de junho fica próximo de feriados municipais como o 13 de junho.

Em vez de 9 de junho, Luís Montenegro defende dois cenários: que as eleições sejam a 26 de maio ou 16 de junho; ou então que fiquem divididas por dois dias.

Depois da audiência, o político defendeu também que o Governo “não está a compreender a real situação em que os portugueses vivem”. O líder do PSD considerou ainda que há dois países: “O das festas e anúncios do Governo; e o país da vida real, da rotina de muitos milhares de portugueses, que enfrentam dificuldades em lidar com as despesas mais básicas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD defende eleições europeias em dois dias para evitar “abstenção histórica”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião