Activismo Presidencialpremium

Nesta nova fase da coabitação desabitada, vamos assistir a um Presidente na configuração hiperactiva de um activista presidencial, uma espécie de polícia da consciência e das acções do Governo.

Quando o Presidente fala de mais e o Primeiro-Ministro faz de menos acontecem destas coisas – um Presidente executivo e um Primeiro-Ministro presidencial. A paralisia de um é compensada pela palavra do outro, resultando a vida política na contínua exibição de uma dupla de comediantes que dominam o cenário com a destreza de muitos anos. De tanta representação a relação torna-se patológica. De tantos sorrisos a coabitação torna-se uma conveniência. De tanta hipocrisia o verniz desaparece com surpresa em horário nobre e com declaração ao País. E com os portugueses às avessas, Portugal entra numa crise política natural. Na imaginação prodigiosa do Primeiro-Ministro a maioria absoluta é uma licença para não governar. Monta-se um Governo de terceiras figuras, jovens turcos, ambiciosos sem

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.