“Esta não é a fase de ser comentador, é a fase de ser responsável político”, diz Marcelo

O Presidente da República diz que não se vai voltar a pronunciar sobre a divergência com o primeiro-ministro, reiterando que foi "muitíssimo claro".

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que não se vai pronunciar mais sobre a divergência com o primeiro-ministro, garantindo que “o que tinha a dizer já disse”. Acrescentou ainda que “esta não é a fase de ser comentador, é a fase de ser responsável político”, voltando a referir-se à imagem de “último fusível de segurança político do sistema”.

Depois de uma discordância com o primeiro-ministro sobre a manutenção de João Galamba no papel de ministro das Infraestruturas, o Presidente da República fez uma comunicação ao país onde assegurou que iria estar mais atento à ação do Governo no dia-a-dia. Considera agora que já não é necessário dizer mais sobre o assunto.

Não tenciono estar a pronunciar-me, nem hoje nem nos próximos dias e próximas semanas“, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, na embaixada portuguesa em Londres, onde estava para assistir à coroação do rei Carlos III. “Os portugueses ouviram atentamente”, assegurou.

Questionado pelos jornalistas sobre como iria desenvolver esta vigilância mais atenta, o Presidente não deu mais explicações: “fui muitíssimo claro no que queria dizer — curto mas claro — e portanto o que está dito está dito, em palavras acessíveis”, disse, colocando um ponto final na questão.

Marcelo recusou assim o papel de comentar os últimos desenvolvimentos nesta divergência política, reiterando que “não compete ao Presidente ser comentador”, apontando que já teve essa fase na sua vida. Agora, “esta não é a fase de ser comentador, é a fase de ser responsável político e como disse, o ultimo fusível de segurança político do sistema”, rematou.

Em Londres, o Presidente aproveitou ainda para destacar os contactos bilaterais e multilaterais com os vários chefes de Estado presentes na coroação. Marcelo salientou o apreço da família real por Portugal e adiantou que existe a possibilidade de, este ano, voltar à capital britânica para assinalar os 650 anos de aliança luso-britânica.

Além disso, aceitou um convite do presidente alemão para ir na próxima semana à entrega de um prémio ao presidente Zelensky, o prémio Carlos Magno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Esta não é a fase de ser comentador, é a fase de ser responsável político”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião