BRANDS' ECO Energia descentralizada e limpa abriu 1ª sessão do Ciclo de Conversas no Porto

  • BRANDS' ECO
  • 10 Maio 2023

A primeira sessão do Ciclo de Conversas, lançado pelo Município do Porto, aconteceu na passada quinta-feira e abordou o tema “Energia descentralizada e limpa”

O Porto Innovation Hub recebeu, na passada quinta-feira, dia 4 de maio, o primeiro momento do Ciclo de Conversas promovido pela Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.

Esta foi a primeira de um ciclo de dez conferências, que teve como tema do debate a “Energia descentralizada e limpa”. A discussão desta primeira conversa centrou-se, por isso, na forma como a produção de energia limpa e descentralizada contribui significativamente para a descarbonização das cidades e os benefícios ambientais associados, bem como as vantagens económicas e sociais decorrentes da diminuição da pobreza energética e a transição energética integrada e justa no território.

A importância da criação de Comunidades de Energia Renovável, a produção energética para autoconsumo, os modelos de negócio associados à geração de energia descentralizada e renovável, e as ambições de vários parceiros do Pacto do Porto para o Clima nesta matéria foram outros dos temas abordados neste primeiro Ciclo de Conversas.

O debate foi moderado Rui Pimenta, administrador da Agência de Energia do Porto, e contou com a participação de Jorge Sousa, diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar Universitário de São João; João Peças Lopes, professor catedrático da FEUP, e Carlos Sampaio, CEO da Elergone Energia.

Pode assistir a toda a conferência no vídeo abaixo:

Pode, ainda, ouvir a conferência em podcast, aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia descentralizada e limpa abriu 1ª sessão do Ciclo de Conversas no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião