BRANDS' ECO Quidgest celebra 35 anos de olhos postos na Generative AI

  • BRANDS' ECO
  • 10 Maio 2023

A Quidgest celebra 35 anos de existência e revela quais são as temáticas que estarão em alta nos tempos que se avizinham dentro do setor tecnológico. Generative AI é uma delas, assim como o ChatGPT.

A tecnológica reinventa-se todos os dias, sendo hoje um dos players globais mais relevantes na geração automática de software através de inteligência artificial generativa, com o seu Genio, orgulhosamente made in Portugal, mas cujas soluções se encontram implementadas em todo o mundo.

A Quidgest nasceu a 10 de maio de 1988, pela mão de Cristina Marinhas, João Paulo Carvalho e Jorge Guerreiro. Hoje, os três fundadores dão lugar a uma equipa com mais de 120 colaboradores que juntam onze nacionalidades e múltiplos talentos que se desenvolvem diariamente num espírito de start up, mas com a solidez e a experiência de uma empresa com 35 anos de história.

Genio: Generative AI made in Portugal

É impossível falar da Quidgest sem falar do Genio. A plataforma, que começou a ser desenvolvida em 1990, destacou-se logo de imediato no mercado por oferecer uma experiência digital totalmente nova no desenvolvimento de software de gestão através de modelos (em vez de código) e inteligência artificial.

Durante anos, a Quidgest esteve à frente do seu tempo. Modelos, geração de código, inteligência artificial ou ERP não monolíticos não eram mainstream. Pessoas conceituadas não percebiam esses conceitos ou não acreditavam que fosse possível usá-los para criar soluções complexas de software. Modelação e IA sempre distinguiram o Genio das plataformas de low-code e no-code tradicionais. Medida de forma objetiva, por ser uma plataforma orientada por padrões e ser capaz de transformar um modelo numa solução de software de uma forma extremamente rápida e eficiente.

ChatGPT: um forte aliado

Depois do boom gerado nos últimos seis meses em torno do ChatGPT, a Generative AI ganhou novo folgo e palco na arena mediática. Um entusiasmo explicado pela crescente capacidade com que esta e outras tecnologias resultantes da nova Primavera da inteligência artificial conseguem imitar e criar conteúdo humano de forma cada vez mais sofisticada, ao automatizar não só a criação de textos, mas também de imagens, vídeos e muito mais. Para o passo seguinte, a criação por IA de todo o código de qualquer sistema de informação complexo, a Quidgest está muito bem posicionada, revela Cristina Marinhas, CEO da Quidgest: “O Genio já sabe como colocar as questões certas para compreender os desafios mais complexos e o modus operandi das organizações. Também já sabe como gerar centenas de milhar de páginas de código sem erros e não apenas pequenos bocados de código (o que o ChatGPT já faz com bastante precisão).”

Também João Paulo Carvalho, Co-fundador e Senior Partner da Quidgest, se mostra confiante na simbiose e integração de esforços de diferentes tecnologias, como as da Open AI e da Quidgest, sublinhando, no entanto, as especificidades únicas associadas ao desenvolvimento de soluções de software complexas (sobre as quais assente uma grande empresa ou o governo de um país, por exemplo), que continuam a ser impossíveis de responder recorrendo unicamente a um modelo de linguagem natural baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer).

“O Genio combina a Generative AI com avançadas técnicas de modelação, para criar a representação visual e completa da complexidade (operacional, documental, tecnológica, legislativa, etc.) de cada negócio, através de modelos e padrões. Isto permite-nos capturar os requisitos do sistema e criar modelos que possam ser verificados e validados antes mesmo da geração do código, para entregar soluções 100% customizadas de forma automatizada, sim, mas também rigorosa, eficiente e inteligente. O desenvolvimento de software é um trabalho crítico e basta um único carater (byte) errado, em vários milhões de linhas de código, para comprometer toda uma solução – inverter a lógica, introduzir vulnerabilidades, prejudicar a performance ou impedir até o seu funcionamento.”, explica o Co-fundador.

Articulação do Genio com Generative AI testada em bootcamp e laboratórios

A Quidgest_Academy desafiou estudantes de ensino superior, recém-licenciados, profissionais de TI e de outras áreas de conhecimento (ou em transição de carreira) a participarem num Full-Stack Development Bootcamp, que vai ser o primeiro em que a Generative AI do Genio se vai articular com a Generative AI do ChatGPT para criar os programadores hiper produtivos do futuro.

A Quidgest está também a preparar o lançamento de uma série de laboratórios e momentos ‘hands on training’ para utilização do Genio. A decorrer nas instalações da Quidgest, esta iniciativa tem como objetivo reunir investigadores, especialistas, gestores, líderes de opinião, profissionais e estudantes de várias áreas e também meios de comunicação, para promover o debate e a experimentação em torno da inteligência artificial generativa, o networking e a capacidade de trocar ideias, fazer projetos e desenvolver negócios.

Leque de soluções, clientes e parceiros continua em expansão

O portfólio da Quidgest integra soluções altamente preparadas para responder aos mais diversos desafios do mercado, que se destacam por estarem alinhadas com os conceitos Packaged Business Capabilities (PBCs) e Composable Digital Enterprises da Gartner. São soluções extremamente customizáveis e ágeis, distribuídas por uma ampla variedade de indústrias (Desenvolvimento Sustentável Mundial, Administração Pública Central, Regional e Local, Regulamentação, Banca, Seguros e Serviços Financeiros, Engenharia, Energia e Ambiente ou Cuidados de Saúde) e capabilites (Gestão de Pessoas, Finanças, Aprovisionamento e Património, Processos de Negócio e Gestão Documental, Logística e Distribuição, Produção e Core Services, Vendas, Relacionamento com Clientes e Cidadãos, Estratégia, Qualidade e Inovação, Compliance e Gestão de Riscos, Desenvolvimento e Gestão de TI).

Todas as soluções beneficiam do seu desenvolvimento em Genio, sendo desenhadas para uma evolução contínua que se adapta aos procedimentos, necessidades e desafios específicos das empresas.

Competências digitais do futuro ao alcance de todos

A Quidgest_Academy é um projeto inovador de formação certificada que torna possível o desenvolvimento de software a uma nova geração de citizen developers. Utilizando a plataforma Genio, que combina lógica e conhecimento do negócio para criar software intuitivo (desenhado por pessoas do negócio e para o negócio), o mercado das TI deixa de ser exclusivo dos programadores. Claro que os programadores tradicionais podem usar o Genio para aumentar a sua produtividade (dependendo do contexto, para quase 100 vezes mais!). No final, o desenvolvimento de software passa a estar disponível a um maior número de novos talentos… a todos.

A Quidgest também possui protocolos de parceria com várias instituições de ensino superior nas quais a plataforma Genio é tema do programa curricular e/ou livremente utilizada pelos estudantes para projetos académicos e de empreendedorismo. A empresa também recebe estudantes de várias áreas para estágios de verão, estágios profissionais (IEFP) e outros estágios e intercâmbios ao abrigo de programas internacionais como o ERASMUS + ou o Global Trainning.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030

Com uma política de responsabilidade social bastante ativa, que engloba projetos estruturantes em diferentes regiões do globo, a Quidgest ajuda a construir as referências da modernidade dos países, criando redes sólidas de suporte ao desenvolvimento económico, mobilizando os recursos e as competências nacionais e promovendo a cidadania ativa e a participação dos cidadãos.

São disso exemplo projetos financiados por entidades internacionais de fomento ao desenvolvimento, nomeadamente World Bank Group, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), African Development Bank, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Inter-American Development Bank, Millennium Challenge Corporation, USAID, Irish Aid e Agência Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo.

Foco na qualidade, na excelência e na segurança

A Quidgest reforça a garantia de qualidade dos serviços que presta aos clientes e consolida a sua posição de referência na produção de software ao possuir as certificações NP ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade, NP ISO/IEC 20000-1 – Sistema de Gestão de Serviços, ISO/IEC 27001 – Sistemas de Gestão de Segurança da Informação e NP 4552 – Sistema de Gestão da Conciliação Profissional, Familiar e Pessoal.

A empresa é ainda várias vezes citada pela consultora global Gartner, sendo a mais recente menção no âmbito do report “Innovation Insight for ML-Powered Coding Assistants”, e foi recentemente reconhecida como uma das 10 organizações mais inovadoras pela Comissão Europeia, no âmbito da iniciativa “Get Digital: Go Green & Be Resilient”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quidgest celebra 35 anos de olhos postos na Generative AI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião