FMI preocupado com consequências de eventual incumprimento dos EUA

  • Lusa
  • 11 Maio 2023

Sem acordo para o aumento do teto da dívida, a primeira economia mundial entrará, potencialmente a partir de 1 de junho, em incumprimento, uma situação inédita.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) manifestou esta quinta-feira preocupação com as “graves repercussões” para a economia mundial de um incumprimento dos EUA, na ausência de acordo para subir o teto da dívida.

Haveria repercussões muito graves não apenas para os Estados Unidos, mas também para a economia mundial, em caso de incumprimento no pagamento da dívida norte-americana”, declarou a diretora de comunicação do FMI, Julie Kozack, em conferência de imprensa telefónica.

Encorajamos bastante as partes nos Estados Unidos a reunirem-se para alcançar um consenso e resolver com urgência este problema“, acrescentou. Entre as consequências, Julie Kozack citou “taxas de juro mais elevadas, uma instabilidade mais ampla e repercussões económicas”.

Democratas e republicanos estão num impasse quanto à subida do teto da dívida norte-americana, uma manobra legislativa indispensável para que a primeira economia mundial possa continuar a contrair empréstimos e a fazer pagamentos. Sem acordo, a primeira economia mundial entrará, potencialmente a partir de 1 de junho, em incumprimento, uma situação inédita.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que excluiu, no imediato, cortes orçamentais, acusando os republicanos no Congresso de manterem a economia “refém”, recebeu na quarta-feira na Casa Branca responsáveis dos dois partidos e está prevista nova reunião para sexta-feira.

Na quarta-feira, o antigo Presidente norte-americano Donald Trump, candidato às presidenciais de 2024, exortou os republicanos a “provocarem o incumprimento” se os democratas não fizerem “cortes significativos”, mas considerou que a situação será provavelmente evitada, porque os democratas vão ceder.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI preocupado com consequências de eventual incumprimento dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião