“Pedro Nuno Santos está ao meu lado neste momento difícil”, diz Frederico Pinheiro

  • ECO
  • 20 Maio 2023

O ex-adjunto de João Galamba afirma que já conversou com o anterior ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, sobre a sua exoneração. Mantém que foi ameaçado pelo SIS.

Frederico Pinheiro, ex-adjunto de João Galamba no Ministério das Infraestruturas, afirmou em entrevista à rádio Renascença que Pedro Nuno Santos, o anterior titular da pasta, está ao seu lado. E insiste que foi alvo de “ameaças” do SIS.

O ex-adjunto diz que conversou com o “amigo” Pedro Nuno Santos sobre a sua exoneração e que teve o apoio do anterior ministro das Infraestruturas. “Nos tempos difíceis, estive sempre ao lado do Dr. Pedro Nuno Santos e obviamente que o Dr. Pedro Nuno Santos também está ao meu lado, como muitos amigos, neste momento difícil”, afirmou Frederico Pinheiro à Renascença.

João Galamba disse na sua audição de quinta-feira na comissão parlamentar de inquérito que foi o ex-adjunto que o ameaçou de forma “violenta” quando lhe ligou no dia 26 de abril a comunicar a sua exoneração. Frederico Pinheiro insiste, tal como dissera aos deputados, que o ministro o ameaçou fisicamente.

“Não ameacei. Depois de me de me despedir, eu digo ao senhor ministro que despedir-me por telefone dizia muito da pessoa que o senhor ministro era. E o Dr. João Galamba diz-me: ‘Se eu despedisse pessoalmente, ainda te dava dois socos’. São estas as afirmações”, indica Frederico Pinheiro à Renascença.

O ex-adjunto revela que há testemunhas de que o agente do SIS que lhe telefonou para recuperar o computador de trabalho que levou do ministério não falou apenas consigo, falou também com outras pessoas que estavam consigo, naquele momento, uma das quais é jurista. Reafirma que foi alvo de “ameaças” pelo SIS.

O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) negou na quinta-feira que o SIS tenha ameaçado ou coagido o ex-adjunto do ministro das Infraestruturas. “O SIRP/SIS desmente categoricamente que tenha proferido ameaças ou coagido o Dr. Frederico Pinheiro, no âmbito dos contactos com este, estabelecidos no sentido de que entregasse o equipamento do Estado na sua posse, o qual teria informação classificada”, lê-se num comunicado divulgado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Pedro Nuno Santos está ao meu lado neste momento difícil”, diz Frederico Pinheiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião