BRANDS' ECO Circularidade do Sistema Alimentar em debate no Porto

  • BRANDS' ECO
  • 26 Maio 2023

O próximo Ciclo de Conversas acontece já no dia 1 de junho, às 18 horas, no Porto Innovation Hub. Esta é a quarta de 10 conferências, organizadas pela Câmara do Porto, sobre neutralidade carbónica.

A quarta conferência do “Ciclo de Conversas – Rumo à Neutralidade Carbónica 2030” irá decorrer na próxima quinta-feira, dia 1 de junho, pelas 18 horas, no Porto Innovation Hub.

Esta iniciativa decorre no âmbito do Pacto do Porto para o Clima e pretende incentivar a implementação de projetos com vista a que o Porto consiga alcançar a neutralidade carbónica já em 2030.

“Circularidade do Sistema Alimentar” é o tema da próxima sessão, moderada por Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal, na qual se pretende compreender o que está a ser feito e o que pode melhorar no sistema alimentar através de boas práticas que possam ser escaladas, tendo em vista alcançar melhores resultados.

No âmbito do Pacto Ecológico Europeu, com destaque para a estratégia “Do prado ao prato”, a Comissão Europeia pretende implementar, em todos os Estados-membros, objetivos de redução do desperdício alimentar até 2030. Dados oficiais da UE demonstram que cerca de 57 milhões de toneladas de comida são desperdiçados na União Europeia todos os anos, o equivalente a 127 quilos por habitante.

Os números do ano 2020, publicados pelo INE, mostram que Portugal está acima da média da UE, sendo o 4º país da União onde mais se desperdiça comida: em média quase 184 quilos de alimento por ano.

Perante estes dados, esta conferência pretende promover uma consciencialização do Porto para o país, através de uma gestão mais eficiente e de um trabalho em rede que permitirão não só a poupança de recursos a montante, como também efetivas transições de sistemas alimentares lineares para sistemas alimentares circulares.

Este esquema virtuoso de circularidade, apoiado no combate ao desperdício, torna evidente que esta transformação pode ser feita em diversos elos da cadeia de valor: na produção, com incentivos a uma produção de maior proximidade; no consumo, tornando-o mais equilibrado, mais local e com um impacto mais reduzido; no (re)aproveitamento, com o envolvimento da indústria na criação de estratégias e subprodutos que reduzam o desperdício alimentar; na recolha e tratamento dos resíduos orgânicos, garantindo o seu correto tratamento e apoio ao enriquecimento dos solos para nova agricultura.

Para debater estes e outros temas, a quarta conferência do Ciclo de Conversas contará com a presença de Duarte Torres, Subdiretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Pedro Rocha, Grower’s Network Weaver da Noocity; Pedro Lago, Diretor de sustentabilidade e economia circular da Sonae MC; e Luís Assunção, Administrador da Porto Ambiente.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas aos lugares disponíveis. Os interessados podem efetuar reserva aqui.

Veja, abaixo, os temas das próximas sessões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Circularidade do Sistema Alimentar em debate no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião