Buscas a casas de oligarca russo foram ilegais, decide tribunal alemão

  • ECO
  • 26 Maio 2023

Um dos 26 oligarcas visados nas sanções da UE foi alvo de buscas por branqueamento de capitais, mas o tribunal distrital de Frankfurt considerou que foram "ilegais".

O tribunal distrital de Frankfurt decidiu a favor de um dos oligarcas russos visados pelas sanções da União Europeia por considerar que as buscas que decorreram à sua propriedade privada, na Alemanha, foram ilegais.

De acordo com a notícia avançada pela revista alemã Der Spiegel e citada pelo Financial Times, esta sexta-feira, as investigações decorreram no âmbito de uma investigação resultante de acusações contra o multimilionário Alisher Usmanov de branqueamento de capitais, evasão fiscal e violação de sanções.

Apesar das acusações, o tribunal distrital de Frankfurt considerou esta sexta-feira que não havia motivos para suspeitar de branqueamento de capitais, revogando os mandados de busca. A justiça alemã considera que as buscas realizadas “não cumpriram os requisitos mínimos da definição do crime que está a ser investigado” e acusam os procuradores de se terem baseado num vídeo do YouTube de Alexei Navalny para formalizarem a acusação.

Os procuradores fizeram buscas em três propriedades em Rottach-Egern, a sul de Munique, no iate de Usmanov e num apartamento de outro cidadão uzbeque ligado a Usmanov em Königstein, uma pequena cidade perto de Frankfurt. Segundo a revista alemã, foram confiscados objetos de arte e documentos.

Usmanov é um dos 26 oligarcas russos visados nas sanções da União Europeia contra a Rússia, na sequência da guerra na Ucrânia. O multimilionário começou a acumular riqueza enquanto diretor da empresa estatal russa de gás Gazprom, na década de 1990.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Buscas a casas de oligarca russo foram ilegais, decide tribunal alemão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião