BRANDS' ECO CM de Figueira de Castelo Rodrigo recebe Prémio Autarquia do Ano

  • BRANDS' ECO
  • 7 Junho 2023

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo foi premiada na 4ª Edição do Prémio Autarquia do Ano, na subcategoria Promoção do Bem-Estar Público.

O município de Figueira de Castelo Rodrigo foi premiado na 4ª Edição do Prémio Autarquia do Ano, com o projeto “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, na categoria de Saúde e Bem-Estar, subcategoria Promoção do Bem-Estar Público.

O projeto “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo” oferece, de forma totalmente gratuita, a operação às cataratas a toda a população do concelho que necessite desta intervenção cirúrgica.

Ao todo, mais de uma centena de Figueirenses já usufruíram desta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Fundação Álvaro Carvalho e com a The Claude and Sofia Marion Foundation.

De forma a perceber-se em que consiste este projeto e o motivo que levou à sua implementação, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo partilha alguns dos passos que marcaram o desenvolvimento deste projeto.

Qual o processo inerente à criação e implementação do projeto, que acabou por se tornar vencedor nesta 4ª Edição do Prémio Autarquia do Ano?

Esta iniciativa, na continuidade da política de promoção do bem-estar da população nos vários domínios, veio colmatar um problema recorrente, nomeadamente a assistência médica a doentes com doenças crónicas, mais especificamente doenças oftalmológicas – como é o caso das cataratas.

Nesse sentido, foi aprovado, na Reunião de Câmara de dia 4 de novembro de 2021, o protocolo na especialidade de oftalmologia entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Fundação Álvaro Carvalho, que permite a realização de operações gratuitas às cataratas à população.

Posteriormente este protocolo sofreu uma adenda e outra Fundação juntou–se ao projeto – a The Claude and Sofia Marion Foundation. Em termos de implementação, em parceria com a Unidade de Saúde Local, faz-se a triagem dos doentes abrangidos pelo programa que, posteriormente, são encaminhados para a realização de exames, consultas e operações necessárias nas clínicas parceiras.

Quais foram as razões e necessidades que levaram ao desenvolvimento do projeto em questão?

O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo apresenta uma população envelhecida e com mais de um 1/3 dos residentes sem médico de família, o que dificulta o diagnóstico atempado de qualquer doença e, devido à ausência de respostas rápidas nos cuidados de saúde, existe já no concelho o Cartão de Saúde Municipal, que complementa o Serviço Nacional de Saúde, providenciando cuidados de saúde gratuitos ao utente – consultas médicas, consultas de especialidade, meios complementares de diagnóstico e transporte gratuito a clínicas não sediadas no concelho.

O Serviço Nacional de Saúde em geral, e nesta região, o Hospital da Guarda, não consegue dar resposta atempada aos cidadãos que necessitam de cuidados oftalmológicos, sendo os tempos de espera neste Hospital de referência de mais de um ano de espera para consulta e para operação às cataratas. Foi neste âmbito que foi criada esta iniciativa.

Como foi o processo de escolha da categoria a inscrever nesta 4ª Edição do Prémio Autarquia do Ano?

A aposta do município de Figueira de Castelo Rodrigo na área da Saúde é muito forte devido ao que foi elencado na questão anterior, por isso era pertinente que escolhêssemos esta categoria de saúde e bem-estar.

Quais foram os resultados práticos da implementação do projeto em questão, junto da sua comunidade?

Melhoria da qualidade de vida e bem-estar de todos (as) pacientes que beneficiaram desta iniciativa.

Como descreveria a relação entre o projeto em questão e os objetivos traçados pelo seu município para 2023?

É uma relação de continuidade, uma vez que o Município se propõe a continuar projeto indefinidamente.

Quais as áreas e setores de atuação que foram mais impactados, positivamente, com o projeto em causa? Quais os seus pontos fortes?

Esta nova iniciativa municipal leva o projeto do Cartão de Saúde mais além, pois, em estreita colaboração com o Centro de Saúde Local, que faz a triagem dos doentes, tem vindo a obter resultados extremamente positivos, dando uma melhor qualidade de vida no dia-a-dia dos munícipes que têm problemas de visão.

Trazer igualdade social no acesso a cuidados de saúde mais específicos à população Figueirense é também uma ambição deste projeto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CM de Figueira de Castelo Rodrigo recebe Prémio Autarquia do Ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião