BRANDS' ECO O envolvimento da comunidade em debate no Porto
O próximo Ciclo de Conversas acontece já no dia 15 de junho, às 18 horas, no Porto Innovation Hub. Esta é a quinta de 10 conferências, organizadas pela Câmara do Porto, sobre neutralidade carbónica.
A quinta conferência do “Ciclo de Conversas – Rumo à Neutralidade Carbónica 2030” irá decorrer na próxima quinta-feira, dia 15 de junho, pelas 18 horas, no Porto Innovation Hub.
Esta iniciativa decorre no âmbito do Pacto do Porto para o Clima e pretende incentivar a implementação de projetos com vista a que o Porto consiga alcançar a neutralidade carbónica já em 2030.
“O envolvimento da comunidade” é o tema da próxima sessão, moderada por Daniel Freitas, Diretor para a Neutralidade Carbónica do Porto, na qual será abordado o papel dos cidadãos na promoção da sustentabilidade, de forma a que estes deixem de ser meros observadores para se tornarem agentes ativos, empenhados e decisivos.
Principalmente as gerações mais novas, um pouco por todo o mundo, têm vindo a envolver-se cada vez mais nas questões do foro ambiental e climático. E os governos nacionais e locais reconhecem, através do discurso e de diferentes iniciativas, a importância do envolvimento da comunidade nesta matéria e têm procurado criar espaços de discussão, capacitação e inclusão.
Mas este não é um papel somente reservado ao poder político: o setor privado tem dado sinais de que a crescente preocupação dos indivíduos e o seu interesse pela sustentabilidade dos territórios e do planeta faz diferença na hora de promover modelos de negócio mais sustentáveis, produtos mais amigos do ambiente e serviços que reduzam significativamente o impacto negativo nos ecossistemas.
Ao nível local, o município do Porto tem procurado dinamizar algumas comunidades e tem desempenhado um papel de agente facilitador e mobilizador em diferentes contextos. Mas, tão importante como o envolvimento direto dos cidadãos é o trabalho em rede com múltiplos parceiros existentes na cidade, que são veículos determinantes na participação ativa, nos processos de capacitação e na sensibilização para a necessária mudança de comportamentos.
O envolvimento da comunidade é visível em vários setores da cidade, tais como o Pacto da Queima das Fitas para o Clima, promovido pela Federação Académica do Porto, que demonstra a forma como os mais jovens podem contribuir em prol da sustentabilidade, mas também o VIVALab, que adota uma abordagem diferenciada para envolver os cidadãos de várias idades de forma criativa e inovadora e, ainda, a Vintage for a Cause, que alia a inclusão e a economia circular.
Para debater estes e outros temas, a quinta conferência do Ciclo de Conversas contará com a presença de Ana Gabriela Cabilhas, Presidente da Federação Académica do Porto; Helena Silva, Diretora Executiva da Vintage for a Cause, e João Leão, Co-fundador do VIVALab.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas aos lugares disponíveis. Os interessados podem efetuar reserva aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O envolvimento da comunidade em debate no Porto
{{ noCommentsLabel }}