Boris Johnson renuncia ao cargo de deputado
O antigo primeiro-ministro britânico está de saída do parlamento britânico enquanto ainda decorre um inquérito sobre se participou em festas em Downing Street durante a pandemia.
Boris Johnson renunciou esta sexta-feira, com efeitos imediatos, do cargo de deputado no parlamento britânico enquanto decorre uma investigação sobre as festas em Downing Street (Partygate), a que terá assistido enquanto primeiro-ministro, em violação das regras Covid.
Esta investigação “ainda não produziu um fragmento de evidência de que enganei conscientemente ou de forma imprudente” os deputados, indicou o antigo primeiro-ministro britânico em comunicado citado pelo Politico. As conclusões do comité encarregue do inquérito ainda não foram publicadas, mas poderiam causar a suspensão de Johnson da Câmara dos Comuns se fosse considerado culpado de enganar os deputados.
“Sou deputado desde 2001. Levo minhas responsabilidades a sério. Não menti, e acredito que o comité sabe disso. Mas escolheram deliberadamente ignorar a verdade”, refere ainda na nota.
A saída do ex-líder britânico de parlamento vai obrigar a uma nova eleição no círculo de Uxbridge e South Ruislip, na Grande Londres, que elegeu o político conservador em 2019.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Boris Johnson renuncia ao cargo de deputado
{{ noCommentsLabel }}