BRANDS' ECO Conhece as vantagens do comércio unificado? Saiba aqui

  • BRANDS' ECO
  • 17 Julho 2023

Consolidar os pagamentos físicos e digitais na mesma plataforma é uma tendência de todos os negócios que querem facilitar os seus processos. A solução passa pelo comércio unificado, conheça-o aqui.

O Comércio Unificado ou Unified Commerce surgiu durante o período de pandemia, em 2020, e distingue-se pelo facto de integrar diferentes canais, online e físicos. Com ele, os pagamentos no digital e no offline – do e-commerce à loja física – são consolidados na mesma plataforma.

Com esta tecnologia, é possível reunir dados importantes dos clientes no mesmo lugar, o que possibilita tomadas de decisões muito mais assertivas para aumentar as vendas. Além disso, o comércio unificado também permite que o cliente tenha uma experiência de compra mais fluida, sem as barreiras que separam o online do offline.

Quais são as vantagens do comércio unificado?

A quebra de fronteiras entre as compras online e offline proporcionada pelo comércio unificado melhora muito a experiência do cliente, isto porque resolve problemas muito recorrentes, tais como não poder trocar um produto comprado pelo site, ter valores diferentes na loja física e online, ou, ainda, ter filas intermináveis nos caixas da loja.

Ao trazer este tipo de solução para estas situações, o comércio unificado acaba por criar as condições ideais para um aumento das vendas do estabelecimento e na fidelização de clientes. Algumas das mais-valias associadas a esta opção são o facto de o cliente poder:

  • Comprar um produto online e ir buscá-lo a uma loja física;
  • Reservar o produto pelo site e analisá-lo na loja física, antes de concluir a compra;
  • Comprar o produto numa loja e ir buscá-lo noutra;
  • Comprar produtos online estando dentro da loja física. Trata-se do endless isle, que permite ao estabelecimento não perder a venda, mesmo que o produto não esteja disponível ali;
  • Trocar ou devolver um produto comprado online numa loja física.

Com os pagamentos online e offline unificados, as lojas também têm a vantagem de ficarem sem caixas físicos e, consequentemente, sem filas. Os lojistas podem fechar as compras dos clientes em qualquer lugar da loja, basta terem em mãos um tablet ou smartphone com o sistema de pagamento.

Esta facilitação dos processos de venda dos empresários e lojistas também ajuda nos habituais problemas que acontecem em lojas que costumam ter uma versão online e física separadas, cujos sistemas muito diferentes. Neste caso, os relatórios precisam de ser feitos individualmente e as informações não conversam entre si, o que dificulta a visão geral do negócio.

Além disso, quando aparece um problema em alguma etapa da venda, é difícil resolvê-lo porque torna-se mais complexo perceber onde está o problema. No entanto, esta é uma das características que com o comércio unificado, oferecido pela Adyen, não acontece. Isto porque, com esta opção, os lojistas conseguem identificar exatamente em que etapa da compra do consumidor ocorreu o problema. Fica muito mais fácil e rápido encontrar uma solução e oferecer a melhor experiência para os compradores.

A Adyen, como uma plataforma tecnológica de serviços financeiros que ajuda as empresas a fazerem crescer os seus negócios, oferece a solução do comércio unificado para todos os seus clientes que pretendam ter os seus negócios facilitados, bem como os processos associados aos mesmos. É, por isso, uma plataforma que pode ser parceira para quem quiser implementar o comércio unificado no seu negócio.

Com base no próprio desenvolvimento tecnológico, a Adyen também oferece serviços adicionais para mercados, SaaS e plataformas on-demand, para que as empresas possam implementar o comércio unificado nas suas áreas de negócio.

Se pretender saber mais sobre esta opção de pagamentos e quiser receber informação personalizada para o seu negócio, pode preencher este formulário que lhe indicará, posteriormente, a solução de pagamentos mais indicada para a sua empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conhece as vantagens do comércio unificado? Saiba aqui

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião