AI Forum Portugal debateu impactos da inteligência artificial em diferentes setores
O AI Forum Portugal reuniu players nacionais no domínio da inteligência artificial para debater o impacto que terá em alguns setores da economia, incluindo o financeiro.
A crescente popularidade do ChatGPT desde o princípio deste ano fez incidir, de novo, a luz dos holofotes sobre a inteligência artificial — mais especificamente a generativa. Ferramentas deste tipo são capazes de responder a pedidos dos humanos em linguagem natural e são muitas as aplicações práticas. Aos poucos, esta transformação está a chegar a todos os setores, incluindo ao Estado, onde já começou a ser integrada em várias soluções. Todas estas ferramentas visam facilitar ou mesmo automatizar processos e, por isso, compreender o básico da inteligência artificial é imperativo para qualquer gestor, uma das principais conclusões do AI Forum Portugal, iniciativa que juntou no auditório do ECO, no passado dia 29 de junho, alguns especialistas e profissionais desta área.
Num quadro regulatório em mutação, adotar ferramentas com inteligência artificial é essencial para as empresas se manterem competitivas, lançarem novos produtos, corresponderem às expectativas dos clientes, reduzirem riscos e combaterem as fraudes. Há organizações que preferem desenvolver as tecnologias internamente, mas também soluções “pronto-a-vestir” disponíveis no mercado. Cabe a cada empresa decidir o que faz mais sentido para cada aplicação, disseram os oradores convidados: Luís Elvas, professor do ISCTE Executive Education; Gianluca Pereyra, CEO da Visor.Ai; Miguel Mira da Silva, professor catedrático do Instituto Superior Técnico; Isabel Horta, Head of Customer Intelligence & Data Science da Universo Sonae; e André Marques, Diretor Data and Advanced Analytics da SIBS.
Com a moderação de Flávio Nunes, jornalista do ECO, assista aos vídeos completos da conferência e acompanhe os debates em que foram abordados os temas “A revolução em curso dos chatbots” e “AI ao serviço das empresas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AI Forum Portugal debateu impactos da inteligência artificial em diferentes setores
{{ noCommentsLabel }}