Antigo secretário de Estado integrou equipa clandestina de Gomes Cravinho na Defesa
Ex-secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, era membro de uma equipa secreta que operava sob as ordens do gabinete do então ministro da tutela, Gomes Cravinho, enquanto apoiava a DGRDN.
Em fevereiro e março de 2019, Marco Capitão Ferreira exerceu, simultaneamente, o papel de assessor na Direção-Geral de Recursos e Defesa Nacional (DGRDN), tendo participado no contrato dos helicópteros EH-101, e o de membro de uma equipa clandestina que operava diretamente sob o gabinete do então ministro da tutela, João Gomes Cravinho, sem qualquer vínculo. Documentos e emails obtidos pela revista Visão revelam que Capitão Ferreira se referia a este grupo como uma “comissioni fantasmi“.
Informações divulgadas pelo Correio da Manhã sugerem, por outro lado, que o contrato de assessoria teria sido feito sob medida para o ex-governante, já que a DGRDN tinha previamente orçamentado a despesa em nome de Capitão Ferreira antes de lançar um concurso por convite a três juristas. A DGRDN enviou os convites aos três juristas a 7 de março, tendo, no dia seguinte, Capitão Ferreira apresentado um valor de 50 mil euros, sem IVA, exatamente o montante estipulado no concurso.
Este caso culminou com a demissão de Marco Capitão Ferreira do cargo de secretário de Estado da Defesa no início do mês, após buscas realizadas pela Polícia Judiciária à sua residência. Resultou também na sua constituição como arguido no processo conhecido como “Tempestade Perfeita”. Alberto Coelho, ex-diretor da DGRDN, foi igualmente constituído arguido neste processo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Antigo secretário de Estado integrou equipa clandestina de Gomes Cravinho na Defesa
{{ noCommentsLabel }}