Seguros de Viagem conquistam Millennials e Geração Z
Estudantes de Erasmus, nómadas digitais, muitos voos cancelados e uma nova cultura pós-pandemia levam as seguradoras a remodelar a oferta de seguros de viagem. Sofia Tomás, do Grupo Ageas, explica.
Os seguros de Viagem estão a conquistar novos públicos garante Sofia Tomás, Responsável pela Oferta de Seguros Não Vida da Ageas Portugal, grupo que inclui as seguradoras Ageas Seguros, Médis, Ocidental Vida e Ageas Vida e que verifica uma alteração nos perfis dos clientes de seguros de viagem: “Hoje, pessoas de todas as idades fazem seguros antes de partir para as suas aventuras no estrangeiro, mesmo as gerações mais jovens (Millennials e Geração Z) “, afirma acrescentando que estes grupos que se estendem atualmente dos 11 aos 42 anos “não valorizavam este tipo de seguro mas a pandemia encorajou muitos a repensar esta sua abordagem”.
Sofia Tomás refere o aparecimento dos operadores low cost, para o número de viajantes portugueses ter aumentado significativamente e com isso novas realidades. Por exemplo, “Dados da Airhelp, dizem-nos que entre maio e agosto de 2022, 1.366 voos foram cancelados nos aeroportos portugueses” adianta a gestora que aponta “considerando que cada avião leva, em média, 150 passageiros, foram mais de 200 mil as pessoas afetadas, num período de férias para muitos”.
Este tipo de situações, aliadas a questões de saúde, como acidentes ou doenças súbitas, continuam a ser as principais responsáveis pela realização de um seguro de viagem, explica Sofia Tomás “mas, atualmente, acredito que não serem as únicas. Talvez por estarmos perante uma sociedade cada vez mais imprevisível, ligada à reserva cada vez com maior antecedência, a opção de nos protegermos para a eventual necessidade de se ter de cancelar a viagem tem vindo a ganhar visibilidade”.
A gestora salienta que entretanto surgiram novos nichos de mercado, como estudantes de Erasmus e nómadas digitais, que procuram soluções para estadias mais prolongadas, “obrigando as seguradoras a criarem ofertas mais personalizadas para os diferentes targets de Clientes – assim, além de soluções de seguro temporárias, existem agora soluções em formato anual renovável, não sendo necessária a compra por deslocação”, diz.
Os serviços dos seguros de viagem cobrem, por norma e entre base e extras, despesas médicas, cancelamentos de viagem, perda de bagagem e assistência em emergências, disponibilizando serviços de assistência 24 horas por dia em viagem, que podem ser acionados em caso de emergências ou imprevistos durante as férias ou as viagens, incluindo despesas de repatriamento em casos extremos.
Sofia Tomás conclui afirmando “fomos colocados à prova na pandemia e percebemos a volatilidade a que estamos sujeitos para além de vivemos certas situações com mais intensidade, tornando-nos mais atrevidos, mas, em simultâneo, mais conscientes das nossas ações”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguros de Viagem conquistam Millennials e Geração Z
{{ noCommentsLabel }}