O Instituto de Coordenadas coroa Alsea, RBI, Restalia e McDonald’s como os “quatro grandes” da restauração em Espanha
McDonald's, Restalia, RBI e Alsea são os "quatro grandes" da restauração em Espanha, com um volume de negócios combinado de mais de 4.000 milhões de euros quase 4.000 estabelecimentos operacionais.
É o que demonstra um relatório setorial elaborado pelo Instituto de Coordenação de Governança e Economia Aplicada sobre o mercado de catering em Espanha, que identifica essas quatro empresas lideradas por Alberto Torrado, Gregorio Jiménez, Virginia Donado e Luis Quintiliano como líderes entre as empresas especializadas no ‘Foodservice’ espanhol.
O estudo, aliás, destaca que a hotelaria atravessa “um dos seus momentos mais brilhantes”. Nesse sentido, recorde-se que o relatório ‘UVE Data Market Horeca 2023′, um dos indicadores do canal de distribuição de entradas, estima que a restauração organizada registou um crescimento no número de instalações de 8,3%, face a 0,1% da indústria hoteleira independente. Estes dados mostram “o bom momento que se atravessa” e projetam “perspetivas de fechar este ano em números mais do que positivos”.
Por esta razão, o Instituto de Coordenadas de Governança e Economia Aplicada tem-se concentrado neste setor e, mais especificamente, nas empresas líderes na Espanha, que define como as chamadas “Big Four”. McDonald’s, RBI, Alsea e Restalia são coroados, em número de lojas e volume, como as maiores e de referência “que definem os rumos do mercado e tendências”.
Alsea
O grupo mexicano Alsea é “um dos mais poderosos” de Espanha, uma força que o estudo atribui às aquisições de diferentes marcas que realizou desde a sua chegada a Espanha, em 2014. Depois, ficou com 72% do Grupo Zena, empresa que atualmente controla a Foster’s Hollywood e a Domino’s Pizza, entre outras redes.
Em 2018 incorporou 100% do Grupo Vips na holding por um valor de 500 milhões de euros e tornou-se assim o maior grupo de restauração em Espanha. Com a Vips, também controla toda a Starbucks na Espanha até 2030.
Depois de anos complicados com prejuízos que ultrapassaram os 75 milhões de euros durante a pandemia, a empresa regressou ao caminho da recuperação em 2022 com um lucro superior a 80 milhões de euros. Agora, pretende relançar a Olé Molé, uma cadeia alimentar mexicana que lançou em 2019 “mas que parece não terminar a coalhada”, e o estudo aponta que deve decidir o futuro da T.G.I. Fridays, uma vez que compete diretamente com a Foster’s.
RBI
No ‘Big Four’ está também a Restaurants Brands Iberia (RBI), dona do Burger King, Popeyes e Tim Hortons. Neste momento, pertence ao fundo Cinven, que assumiu a empresa por 1.000 milhões, a maior operação do setor em Espanha. Os novos fundos obtidos destinavam-se às aquisições de restaurantes Burger King que a Ibersol operava anteriormente em Portugal e que o RBI procurava recuperar em regime próprio, bem como ao crescimento de novas marcas com restaurantes próprios. Isso posicionou a empresa como a segunda maior empresa em número de restaurantes, ultrapassando 900 unidades.
A empresa fechou 2022 com um aumento de 32% no volume de negócios face a 2021, embora tenha pela frente “o desafio” de controlar uma dívida que disparou para 900 milhões de euros derivada do seu forte investimento na abertura de instalações, segundo o relatório.
As suas prioridades estratégicas centraram-se na recuperação da exploração do Burger King, o único que fechou 2022 de forma positiva, e na aposta nos novos, em particular no Popeyes, que atingiu um “ritmo imparável” com 90 aberturas até ao momento. Olhando para o futuro, a empresa também está se preparando para seu IPO, conforme anunciado há algumas semanas.
Restalia
Por sua vez, a Restalia aparece no ranking como a maior empresa espanhola de restauração organizada e se destaca por ter 100% de seu capital detido por seu fundador, José María Capitán. Tudo isso com marcas próprias como 100 Montaditos ou The Good Burger.
As últimas contas anuais publicadas, relativas a 2021, refletiram “uma recuperação completa” após a pandemia, com um encerramento caracterizado por “dados muito bons” e um volume de negócios que aumentou 64% face a 2020. Para 2022, a empresa esperava, tal como anunciado no início do ano, uma melhoria de 23%, um valor semelhante ao que espera para 2023.
Segundo o Instituto de Coordenação de Governação e Economia Aplicada, o bom arranque do ano parece confirmar o bom momento que atravessa a empresa espanhola, cuja previsão é abrir 100 novas unidades de negócio, tendo a expansão internacional como “uma das principais prioridades”, uma vez que até 2030 prevê que o peso internacional represente 30% do total.
McDonald’s
Por fim, o estudo aponta para a McDonald’s, que fez “uma forte aposta” em Espanha. Atualmente, mantém uma taxa de crescimento constante por meio do modelo de franquias, bem ao contrário do modelo de expansão do seu concorrente máximo, o Burger King, que prefere fazê-lo por meio de suas próprias instalações.
Atualmente, a empresa ultrapassa 580 lojas. No final do primeiro trimestre do ano, a empresa confirmou o investimento de 250 milhões de euros para fazer face à previsão de 125 novas instalações até 2025 em Espanha, bem como a criação de mais de 6.000 postos de trabalho.
Para o Instituto de Copomadas, a McDonald’s é “sem dúvida” uma das empresas mais estáveis de Espanha. No entanto, o relatório alerta que, das ‘Big Four’, “é a que mais está a moderar o seu crescimento, enquanto o seu concorrente máximo, o Burger King, está a pisar no acelerador”.
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