Assaltos são a principal preocupação dos espanhóis em termos de segurança
Os assaltos são o principal motivo de preocupação relacionado com a segurança dos espanhóis, como admitiram dois em cada três inquiridos pelo Observatório Securitas Direct.
O relatório revela que 91% dos espanhóis estão preocupados com a proteção da sua casa e que o roubo é o maior fator de preocupação (67%), seguido da ocupação (56%), incidentes no lar (inundações, incêndios, entre outros) com 37% ou emergências de saúde (26%). Apenas 9% dos inquiridos não sentem qualquer preocupação em relação à proteção do seu lar.
Precisamente, o último Balanço da Criminalidade do Ministério do Interior indica que, de janeiro a março de 2023, houve 31.984 roubos com força em residências e estabelecimentos e outras instalações em Espanha, mais 6,2% do que no mesmo período de 2022 (30.111).
O relatório também discute as preocupações com a segurança na Europa e na América Latina. Enquanto na Europa as maiores preocupações giram em torno de assaltos em casa, incêndios ou a falta de assistência em casa; na Latam, as preocupações se concentram em roubos fora de casa, praticamente no mesmo nível de roubos e furtos em residências.
De fato, a Espanha está acima da média europeia em termos de preocupação com roubos em residências, ocupação e roubos fora de casa. O Observatório Securitas Direct concluiu que, na Europa, as principais preocupações giram em torno de assaltos em residências, incêndios e assaltos fora de casa. Os assaltos a residências preocupam quase o dobro dos que acontecem fora de casa. A possibilidade de um vazamento de gás em casa é colocada como uma preocupação generalizada no continente europeu, superando vazamentos de água e inundações.
O foco das preocupações de segurança nos países do sul da Europa contrasta com os do norte da Europa. Enquanto a ocupação é uma preocupação presente principalmente na Espanha, Portugal e Itália; na Noruega, Bélgica, Finlândia e Suécia, a preocupação com os incêndios ocupa o centro das atenções.
Relativamente à perceção de segurança em Espanha, o Observatório Securitas Direct conclui que três em cada quatro espanhóis (73,46%) acreditam que Espanha é um país seguro. Também cerca de 60% dos inquiridos consideram que o país está tão ou mais seguro do que há dois anos. Especificamente, mais de 9% indicam que a segurança na Espanha melhorou desde 2021 e quase 50% consideram que continua a mesma.
Este indicador está alinhado com o Securitas Direct/Verisure Peace of Mind Index para a Europa e Latam, em que Espanha se mantém estável entre 2021 e 2022 com uma pontuação de 90 (num índice entre 0 e 200).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Assaltos são a principal preocupação dos espanhóis em termos de segurança
{{ noCommentsLabel }}