Feriados geram 25% mais roubos do que em dias úteis, segundo Observatório Securitas Direct

  • Servimedia
  • 10 Agosto 2023

Os feriados têm 25% mais probabilidade de sofrer um roubo ou invasão de moradias do que os dias úteis, especialmente nas residências que permanecem fechadas por um longo período, como no verão.

É o que comprova o primeiro relatório do Observatório Direto da Securitas “Segurança em residências e empresas”, que analisa as preocupações e medidas de segurança dos espanhóis. 83% dizem adotar medidas de segurança para proteger suas casas e antecipar riscos.

Precisamente, para reduzir as chances de um assalto, os especialistas em segurança da Securitas Direct prepararam uma lista de dicas para evitar qualquer incidente e poder-se conectar com tranquilidade durante as férias de verão.

A primeira medida é “não deixar janelas abertas” e verificar se todos os acessos à instalação “estão completamente fechados antes de sair, uma vez que os intrusos podem aproveitar-se do descuido dos proprietários”.

Também é necessário “verificar o estado das fechaduras”, já que tanto as janelas quanto as portas tendem a se deteriorar com o tempo. Outra dica é “não publicar informações sobre férias ou passeios nas redes sociais” que possam dar pistas aos cacos sobre deslocamentos ou ausências publicamente.

Quem contraiu um alarme, deve “comunicar faltas prolongadas para que os profissionais do seu Centro de Receção de Alarmes possam conhecê-lo”.

Da mesma forma, recomenda-se “não deixar objetos de valor à vista do exterior” e “deixar um aspecto de instalação habitada durante a ausência”, como manter “algum cego ou pedir a um vizinho ou conhecido para pegar o correio na caixa de correio”.

Especialistas em segurança propõem especialmente programar “alguma automação que, por exemplo, acende ou apaga as luzes durante o dia e a noite para simular atividade dentro de casa”.

Outras ações que reduzem o risco de furto é “desviar as chamadas para o celular” do telefone fixo da casa, garantir “iluminação externa à noite” e, claro, “ativar o alarme” nos casos em que foi contratado.

Nesse sentido, a Securitas Direct sublinhou em comunicado que “ter um alarme com a melhor tecnologia e inovação significará que, se necessário, os seus profissionais poderão verificar o que se passa no domicílio e notificar as autoridades se necessário”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Feriados geram 25% mais roubos do que em dias úteis, segundo Observatório Securitas Direct

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião