Nos últimos anos da União Europeia, já se pode encontrar uma semente de uma união fiscal que merece ser estudada e debatida.
O projecto europeu permanece incompleto em diversas dimensões. Uma das mais evidentes está relacionada com a ausência de transferências fiscais entre os Estados-Membros da União Europeia (UE). Para muitos europeus, esta é uma questão de princípio: cada Estado-Membro deve gerir o seu orçamento sem depender da solidariedade dos outros. Um sistema federal, onde estados com melhor desempenho económico transfiram recursos para estados com desempenho pior, à semelhança do que acontece nos Estados Unidos e na Alemanha, é visto por muitos como uma impossibilidade. Contudo, nos últimos anos da União Europeia, já se pode encontrar uma semente de uma união fiscal que merece ser estudada e debatida, ultrapassando barreiras mentais imaginárias. Os países da União Europeia têm vindo a transferir o
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.