Médis ataca má alimentação para prevenir doenças
A seguradora do Grupo Ageas une-se à Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde para prevenir mais de 12 mil mortes por ano em Portugal associadas a uma alimentação inadequada.
A Médis, marca do Grupo Ageas Portugal, uniu-se à Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) numa parceria com o mote “Por falar em comida… Falamos de saúde”, que visa sensibilizar a população para a importância de uma alimentação saudável.
“Decidimos apostar num projeto que disponibiliza ferramentas com o intuito de ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões para uma alimentação mais saudável, tão importante para a saúde física e mental”, refere Teresa Bartolomeu, Responsável pela Oferta de Saúde do Grupo Ageas Portugal, acrescentando que nos últimos anos “temos adicionado uma forte componente de literacia em saúde, quer na vertente dos cuidados, quer na promoção de comportamentos mais saudáveis”.
De acordo com os dados mais recentes do Global Burden Disease (2019), a má nutrição em todas as suas formas (alimentação inadequada, excesso de peso e obesidade e desnutrição) é o principal fator de risco para a carga da doença no nosso país.
E, refere a Médis, segundo dados do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, da Direção Geral de Saúde, estima-se que, em Portugal, mais de 12 mil mortes estejam associadas a uma alimentação inadequada. Calcula-se ainda que, em 2030, o número de óbitos provenientes de uma alimentação descuidada deverá ultrapassar o número de mortes causadas pelo tabagismo.
Tendo como oportunidade o regresso de muitos portugueses à sua rotina diária, o projeto conta com a coordenação científica da SPLS e tem como objetivo contribuir para capacitar as pessoas com as ferramentas necessárias para a tomada de decisões mais informadas sobre a sua própria saúde.
Sobre a iniciativa, Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS, afirma que “cada vez mais a alimentação tem evidências na saúde da população e não é por acaso que a SPLS se associa à Médis para fazer este programa, baseado na evidência científica.
Segundo Cristina Almeida, a missão é comunicar com a população e, em especial, com todos os decisores sobre a alimentação – sejam pais, gestores das organizações, jovens, adultos ou pessoas mais velhas. “A alimentação é um fator fundamental de equilíbrio e longevidade e pretendemos que as pessoas sejam mais conscientes das suas decisões em saúde e estejam motivadas para comer de uma forma mais saudável”.
Além da disponibilização de artigos, a iniciativa inclui um podcast que compila, ao longo dos vários episódios, os contributos sobre alimentação saudável de dez convidados das mais diversas áreas da saúde sendo visível no site da seguradora.
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