O céu a cair em cima de Berlimpremium

A crise actual é uma oportunidade para a Alemanha se reinventar. Uma Alemanha mais focada na construção Europeia será fundamental para superar os seus desafios actuais.

A Alemanha está estagnada em 2023 e os alarmes estão a soar. O cenário geopolítico e económico que outrora favorecia a Alemanha já não existe. Durante duas décadas, beneficiou da defesa militar providenciada pelos Estados Unidos, da energia barata da Rússia para alimentar a sua indústria, das exportações para a China para estimular o crescimento económico, e da política do Banco Central Europeu para suprimir a ausência de uma política fiscal. Contudo, o realinhamento geopolítico e económico desde 2022 mostra que o modelo económico alemão não era suficientemente resiliente. A Alemanha foi um dos melhores exemplos da era de especialização na economia mundial e do sistema de comércio baseado em regras dos últimos 25 anos. Beneficiou da expansão dos mercados de exportação e dos baixos custos

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Professor de Economia Internacional na ESCP Business School

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.