Governo abre em outubro mil vagas para a Função Pública
Em causa está a entrada de mil técnicos superiores das carreiras gerais, cujo salário inicial é de 1.330€. Sindicatos dizem que "é manifestamente insuficiente” para responder à fuga de funcionários.
O Governo vai abrir, em outubro, mil vagas de emprego para a Função Pública, no âmbito de um concurso para a constituição de uma reserva de trabalhadores. Ao Público (acesso condicionado), os sindicatos apontam que a medida “é manifestamente insuficiente” para dar resposta à fuga de funcionários da Administração Pública.
Em causa está a entrada de mil técnicos superiores das carreiras gerais, cujo salário inicial é de 1.330 euros, segundo explicou o primeiro-ministro durante a Academia Socialista. Além disso, será aberto um novo concurso de técnicos superiores “todos os meses de outubro até ao final da legislatura”, elencou António Costa.
Os sindicatos consideram que a medida fica aquém das expectativas. “Há uma fuga de trabalhadores, seja por reformas ou por emigração. Só entre os professores, estima-se que, nos próximos anos, se aposentem 3.500 trabalhadores. A contratação de mil técnicos é manifestamente insuficiente. Não chega, sequer, para contrabalançar as reformas”, afirma o coordenador da Frente Comum, ao mesmo jornal. Contactado pelo Público, o Ministério da Presidência não adiantou mais detalhes, nomeadamente sobre as áreas da Função Pública pelas quais serão distribuídos os lugares em causa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo abre em outubro mil vagas para a Função Pública
{{ noCommentsLabel }}