A Universidade Alfonso X el Sábio impulsiona cursos
A Universidade Alfonso X el Sábio completou a sua oferta nas áreas que geram mais emprego com novos cursos que incluem o Mestrado em Inteligência Artificial e o Mestrado em Energias Renováveis.
Segundo destacou nesta segunda-feira em um comunicado, esse empenho a tornou na universidade espanhola “com a maior taxa de diplomados trabalhando na área em que estudaram”, de acordo com os dados coletados pela U-ranking.
A UAX assim se fortalece como referência do ensino superior a nível internacional e neste ano receberá quase 8.000 novos alunos. No total, cerca de 17.000 estudantes cursarão seus estudos na Universidade Alfonso X el Sábio este ano, tanto em cursos de Licenciatura como pós-licenciatura nas áreas de Saúde e Desporto, Negócios e Tecnologia, Engenharia, Educação e Música.
Para alcançar esse marco, a UAX desenvolveu uma metodologia que potencializa a integração de tecnologia e negócio em todos os seus cursos, em resposta à realidade de um mercado em que, segundo o estudo “Novas tecnologias e empregos” do Banco da Espanha publicado este ano, o emprego cresce mais nas profissões com maior exposição à inteligência artificial. Uma conclusão que, segundo o mesmo estudo, respalda a teoria da “mudança tecnológica distorcidas pelas competências”, que defende que o uso de tecnologias resulta em trabalhadores mais qualificados.
Nessa linha, a UAX já conta com a ‘Skill School’, um conjunto de programas de formação para todos os estudantes da universidade, independente da sua formação, para desenvolver novas competências e obter certificações profissionais oficiais em Data com a IBM, Storytelling pela George Town ou UX Design e Scrum com o Google.
Neste curso, a Universidade Alfonso X el Sábio, continuará desenvolvendo os projetos ‘UAXmakers’, que contam com o apoio de empresas líderes e instituições como a Agência Espacial Europeia, Cruz Vermelha, Grupo Quirón, Elsevier, Avanade, MS ou Sacyr. Esses projetos propõem desafios reais aos estudantes, que, sob a tutoria das empresas envolvidas, devem trabalhar em equipa com colegas de diferentes formações para encontrar a melhor solução.
A metodologia ‘UAXmakers’ vai além do ‘learning by doing’, imergindo os alunos na realidade das empresas, replicando o ambiente de trabalho em que diferentes departamentos colaboram no desenvolvimento dos projetos. Além disso, as empresas têm a oportunidade de ver como os alunos se saem em relação aos colegas, observar sua capacidade de análise, resolução de problemas, proatividade, etc., qualidades fundamentais nos profissionais que precisam contratar.
Precisamente, a Universidade Alfonso X el Sábio reuniu nesta segunda-feira os quase 8.000 novos alunos que a escolheram para se preparar para seu futuro profissional, em um dia em que se familiarizaram com as metodologias com as quais estudarão nos próximos anos, junto com os decanos das diferentes faculdades. Guiados por alunos mais experientes da UAX, conhecidos como “buddies”, visitaram as modernas instalações do campus, como o hospital virtual de simulação ou o hospital clínico veterinário, onde completarão sua formação prática.
Essa prática, herdada do modelo de ensino americano, promove uma cultura de trabalho em equipa entre alunos de diferentes formações e idades desde o primeiro dia, sendo uma marca registada da universidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A Universidade Alfonso X el Sábio impulsiona cursos
{{ noCommentsLabel }}