BRANDS' ECO Portugal Sou Eu quer caminhar para a internacionalização

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  • 29 Setembro 2023

Portugal Sou Eu festeja 10 anos junto das empresas aderentes ao programa e reforça intenção de continuar a apostar na exportação. Ter marcas globalmente fortes e reconhecidas é o objetivo do programa.

O Portugal Sou Eu festejou 10 anos de atividade no dia 21 de setembro com uma cerimónia festiva, onde foi possível destacar alguns números chave deste percurso: 4400 empresas registadas, das quais 1000 aderentes com produtos e serviços com selo Portugal Sou Eu atribuído (mais de 19 mil produtos e serviços com o selo) e 900 com o estatuto de estabelecimento aderente.

Para assinalar o aniversário, o Portugal Sou Eu lançou uma campanha com a assinatura “O que seria de Portugal sem ti?”, que tem como objetivo estimular a consciência dos portugueses, no sentido de que Portugal precisa de todos. Esta campanha promove, ainda, a ponte entre consumidores, empresas e instituições; a cooperação, estimulação, inovação e a competitividade das empresas aderentes; e aumenta a procura de produtos e serviços com o selo do programa.

Nos últimos 10 anos, este programa, coordenado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), contribuiu para melhorar o equilíbrio externo, quer pela via da valorização da oferta nacional, quer pela via da substituição competitiva de importações, nos quais se incluem bens de consumo e, mais recentemente, de forma mais intensa, os bens intermédios.

Ao valorizar a oferta nacional – produzir mais e com mais valor – o Portugal Sou Eu tem ajudado no aumento do peso das exportações e tem contribuído para atingir a meta definida por Portugal para a intensidade exportadora (53% do PIB em 2030).

Durante a cerimónia, Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, entidade coordenadora do programa, sublinhou que, “ao nível da intensidade exportadora, a ambição deve ser ainda maior, por forma a posicionar Portugal numa situação mais próxima da registada por países europeus de dimensão semelhante ao nosso, onde o peso das exportações no PIB ultrapassa os 70%”.

Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.

O presidente do Conselho de Administração da AEP acrescentou, ainda, outro desafio que se coloca à economia portuguesa e ao Portugal Sou Eu: “É certo que a valorização das exportações e da produção nacional é um dos caminhos para o progresso e sucesso da economia portuguesa. Todavia, se temos produtos portugueses altamente reconhecidos internacionalmente, falta-nos dar o passo seguinte: ter marcas globalmente fortes e reconhecidas. Temos um défice nesta matéria. Uma análise de benchmarking internacional permite-nos facilmente chegar a esta conclusão. Marcas portuguesas verdadeiramente globais e relevantes no panorama internacional são uma rara exceção. Temos um problema de branding. Somos muito melhores do que aquilo que aparentamos ser.”

O Portugal Sou Eu é um programa cofinanciado pelo Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e é gerido por um Órgão de Gestão formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP.

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