A LALIGA vai medir o ódio nas redes sociais

  • Servimedia
  • 27 Setembro 2023

LALIGA, inserido no LALIGA VS Racismo, acaba de lançar o MOOD (Monitor para Observação do Ódio no desporto), uma ferramenta para monitorar as conversas nas redes sociais sobre o desporto em Espanha.

O objetivo do MOOD é registar e medir o nível de ódio e racismo nas conversas que ocorrem nas redes sociais sobre a LALIGA. Através de uma análise minuciosa, essa ferramenta externa atribuirá uma pontuação de 0 a 10 às conversas que contenham ódio, bem como o número de pessoas que participaram delas e quantas mensagens ou respostas foram geradas a partir delas. No final de cada jornada, o MOOD mostrará todas as métricas registadas.

Esta monitorização será realizada em colaboração com a Séntisis e a GroupM, através da tecnologia de Inteligência da Sentisis, que analisa a linguagem usando um motor semântico com mais de 50.000 regras linguísticas e algoritmos de inteligência artificial, permitindo a identificação e classificação das mensagens por contexto e uso da linguagem.

O estudo inclui a deteção das emoções dos usuários, bem como várias temáticas que se enquadram no discurso de ódio, como racismo, assédio ou xenofobia, como indicado em um comunicado da LALIGA. Além disso, também é realizado uma análise quantitativa do volume de menções registadas e sua viralidade em cada plataforma.

Jornada após jornada, o MOOD irá registar todos os comentários de ódio e lançará um relatório de análise baseado em dados em tempo real da competição, com o objetivo de analisar a evolução durante a temporada. Todas essas informações serão permanentemente coletadas emwww.laligavsracismo.com e emwww.observatoriomood.com.

A LALIGA vai destacar essa análise semanal nas suas redes sociais através de vídeos curtos, para que todos os fãs possam ver essas informações e aumentar ainda mais a conscientização da sociedade ao expor esse tipo de comentário e comentários violentos e racistas que ocorrem todos os fins de semana no futebol.

O lançamento do MOOD pretende abranger a primeira fase para a erradicação do racismo no futebol, que se concentra na deteção desses comentários, pois são a maior percentagem das conversas de ódio sobre esse desporto. Essa identificação levará à próxima fase de combate efetivo à intolerância.

CONTRA O RACISMO

A LALIGA, dentro de suas competências e por meio dos departamentos Jurídico e de Integridade e Segurança, continuará denunciando de forma contundente perante a Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no desporto, bem como o Comité de Competição da RFEF, qualquer tipo de violência ocorrida dentro e fora dos estádios de futebol profissional, como tem sido feito há várias temporadas.

Da mesma forma, a LALIGA denunciará e se apresentará como parte acusadora em qualquer procedimento penal relacionado a fatos violentos ocorridos no campo do futebol. Além disso, a LALIGA solicitou formalmente que seja feita uma modificação na Lei 19/2007, de 11 de julho, contra a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no desporto, e na Lei 39/2022, de 30 de dezembro, do desporto, para ter competências na matéria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A LALIGA vai medir o ódio nas redes sociais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião