BRANDS' ECO Mercadona promove 2º encontro do Comité Científico Consultivo em Portugal
O 2º encontro do Comité Científico Consultivo do Mercadona aconteceu, ontem, no Centro de Coinovação da empresa, em Lisboa. Este comité avalia a segurança e qualidade alimentar destes supermercados.
A Mercadona realizou ontem, no Centro de Coinovação da empresa, em Lisboa, o segundo encontro do seu Comité Científico Consultivo (CCC). Este Comité, criado em março de 2022, tem como principal função evidenciar o compromisso da Mercadona com a Qualidade e Segurança Alimentar.
Este Comité é composto por cinco especialistas de renome no campo da nutrição, microbiologia, biologia molecular, fraude, embalagens sustentáveis e ciências farmacêuticas. São eles Leonor Fernandes, responsável de Segurança Alimentar da Mercadona em Portugal; Alexandra Nogueira da Silva, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia de Lisboa; Paula Teixeira, licenciada em Engenharia Alimentar e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP); Duarte Torres, professor auxiliar Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação na Universidade do Porto (FCNAUP); Fernanda Vilarinho, Técnica Superior de Saúde, ramo laboratório (INSA – Lisboa); e Sandra Chaves, CEO/Fundadora e Coordenadora de D&I na WeNou.
A auscultação destes especialistas independentes, que são uma fonte de conhecimento e experiência, vai aprofundar o processo de análise alimentar e a própria operação da Mercadona em diversas frentes, desde a origem do produto até ao consumo por parte dos clientes.
"É preciso continuar, no âmbito do nosso modelo de empresa, a ter como pilar fundamental a Qualidade e a Segurança Alimentar, pois só assim continuamos alimentar a confiança que os nossos “Chefes” (clientes) depositam na Mercadona. Este comité, ao ser independente, consegue ter uma visão amplificada e isenta, possibilitando atualizar processos e desenvolver projetos para o futuro nesta matéria. O apoio técnico de cada um destes especialistas foi, ao longo deste primeiro ano, como será dos futuros, importante para responder às exigências e mudanças que acontecem permanentemente no setor.”
O encontro teve como pilar o intercâmbio de ideias, a desconstrução de alguns mitos e a evolução constante dos parâmetros de Segurança Alimentar na Mercadona, tendo sido abordados temas como a eficácia, segurança e sustentabilidade dos produtos cosméticos, consumo de edulcorantes, embalagens alimentares e manutenção da integridade da cadeia alimentar.
Além dos membros do Comité, estiveram também presentes: pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Manuela Sol, Chefe de Divisão do Laboratório de Microbiologia e César de Oliveira, Técnico Superior da Divisão de Riscos; pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Vera Conde, Coordenadora da área alimentar, não alimentar e saúde e bem-estar; pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Maria Manuel Mendes, Diretora de Serviços de Segurança Alimentar, e Ana Pinto, Chefe de Controlo de Cadeia Alimentar.
Num contexto como o atual, em que os consumidores estão cada vez mais conscientes das suas opções no ato de compra, o conhecimento e experiência dos elementos do CCC ajudam a validar os processos internos da Mercadona e dão apoio técnico e formação à equipa responsável pela Qualidade e Segurança Alimentar, com vista ao crescimento do talento interno.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mercadona promove 2º encontro do Comité Científico Consultivo em Portugal
{{ noCommentsLabel }}